Venezuela acaba com o corte de barbatana de tubarão e cria área de proteção
A Pew aplaude a ação que baniu a pesca de tubarão em habitat essencial para procriação
WASHINGTON, 20 de junho de 2012 /PRNewswire/ -- A Venezuela tomou uma série de medidas nesta semana para proteger os tubarões em suas águas. Uma das medidas mais significativas foi a proibição da pesca comercial de tubarões em uma área de 3.730 quilômetros quadrados (1.440 milhas quadradas) no Mar do Caribe, onde estão os populares arquipélagos de Los Roques e de Las Aves, cujas praias primitivas e recifes de corais tornam as águas uma atração para mergulho e para a pesca.
Os cientistas identificaram a área de Los Roques, localizada a cerca de 128 quilômetros (80 milhas) da costa venezuelana, como um importante local de reprodução e criação de populações de diversas espécies de tubarões, incluindo o tubarão-limão e o tubarão dos recifes do Caribe.
"Nossa pesquisa revelou que tubarões recém-nascidos nos mangues e ilhotas de Los Roques migram através do Caribe e do Oceano Atlântico", disse Rafael Tavares, um especialista do Instituto Nacional de Investigaciones Agricolas (INIA) da Venezuela, que vem pesquisando os tubarões na região por quase 20 anos. "Essas novas proteções, de longo alcance, não seriam possíveis sem o apoio da comunidade de Los Roques, especialmente dos pescadores locais", declarou.
A nova regulamentação também proíbe a prática de corte das barbatanas dos tubarões (que depois são jogados de volta à água para morrer) e estabelece que todos os tubarões pegos nas águas venezuelanas devem ser levados ao porto com suas barbatanas intactas em seus corpos.
"A decisão da Venezuela de proibir o corte das barbatanas dos tubarões significa que agora o país se junta aos demais países da América do Sul, América do Norte e América Central que baniram essa prática predatória", disse o gerente da conservação mundial dos tubarões da Pew Environment Group, Jill Hepp. "Em combinação com a criação da zona protegida para procriação em Los Roques e Las Aves, esse é o último passo no crescente movimento mundial para salvar esses magníficos animais", afirmou.
Os tubarões são altamente sensíveis à pesca predatória por causa de suas características biológicas, tais como a longa vida, a baixa taxa de natalidade e a pequena prole. A estimativa é de que 73 milhões de tubarões são mortos anualmente por causa de suas barbatanas, principalmente devido à crescente demanda pela sopa de barbatana de tubarão.
A Pew Environment Group é o braço conservacionista da The Pew Charitable Trusts, uma organização não governamental que trabalha em todo o mundo em favor do estabelecimento de políticas pragmáticas, baseadas nas ciências, para proteger os oceanos, preservar as áreas silvestres e promover a energia limpa. Para mais informações, visite www.PewEnvironment.org.
Contato: Rachel Brittin, (202) 286-4149, [email protected]
Maximiliano Bello, (202) 714-3547, [email protected] (em espanhol)
FONTE Pew Environment Group
FONTE Pew Environment Group
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article