Tecnologia móvel terá papel importante em assistência à saúde, com uma pesquisa da GSMA indicando que o mercado de mHealth valerá USD 23 bilhões até 2017
Ação por parte de governos, órgãos reguladores, setor de assistência à saúde e ecosistema de serviços móveis são fundamentais para possibilitar uma oportunidade global
LONDRES, 15 de fevereiro de 2012 /PRNewswire/ -- A GSMA anunciou hoje que a tecnologia móvel terá um papel significativo na provisão de serviços de assistência à saúde em âmbito mundial, e prevê que o crescimento do mercado de serviços de mHealth levará a uma oportunidade de receita no valor de USD 23 bilhões até 2017. As descobertas são apresentadas no novo relatório, "Touching Lives through Mobile Health: Assessment of the Global Market Opportunity" ("Impactando vidas por meio de serviços móveis de assistência à saúde: Avaliação da oportunidade do mercado global", em tradução livre), realizado pela PwC para a GSMA, que examina os principais desafios que a indústria de assistência à saúde está enfrentando globalmente e a oportunidade que a tecnologia móvel oferece para superar tais desafios.
O relatório sugere que, apesar dos avanços em tecnologias médicas e do aumento geral nos níveis de renda, a assistência à saúde continua a apresentar desafios com respeito a custos, complexidade e acesso em âmbito mundial. Por outro lado, o acesso à tecnologia móvel é quase onipresente. Com a penetração cada vez maior de smartphones e "dispositivos conectados" novos e inovadores, além da proliferação de redes de banda larga e serviços móveis no mundo inteiro, a tecnologia móvel terá, no futuro, uma função significativamente mais importante, tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento.
"Até 2017, a tecnologia móvel será um importante fator viabilizador do fornecimento de assistência à saúde, chegando a todos os cantos do mundo", disse Jeanine Vos, diretora executiva de mHealth da GSMA. "Com países desenvolvidos precisando reduzir o custo da assistência à saúde universal e os países em desenvolvimento procurando oferecer serviços vitais às comunidades carentes, a tecnologia móvel oferece a capacidade de fornecer assistência à saúde altamente eficaz, escalável e acessível financeiramente, além dos confins de um hospital ou de um consultório médico."
Em termos de oportunidade de mercado, a pesquisa descobriu que a provisão abrangente de serviços e aplicativos mHealth globalmente poderia oferecer às operadoras de serviços móveis receitas de aproximadamente USD 11,5 bilhões até 2017. Até 2017, os fornecedores de dispositivos poderiam se beneficiar de uma oportunidade de receita de USD 6,6 bilhões, ao passo que provedores de conteúdo e aplicativos poderiam ter receitas de USD 2,6 bilhões e provedores de assistência à saúde poderiam chegar a receitas de USD 2,4 bilhões.
Até 2017, a Europa se tornaria a maior região de serviços de mHealth, com receitas de USD 6,9 bilhões. A região Ásia Pacífico seria a segunda maior, com receitas de USD 6,8 bilhões; a América do Norte apresentaria receitas de USD 6,5 bilhões, ao passo que a América Latina teria receitas de USD 1,6 bilhão e a África de USD 1,2 bilhão. Em termos de países específicos, os Estados Unidos poderiam se beneficiar de receitas de USD 5,9 bilhões, respondendo por um quarto do mercado global de serviços de mHealth, até 2017, e as receitas na China e no Japão poderiam atingir USD 2,5 bilhões e USD 1,4 bilhão, respectivamente.
No entanto, para possibilitar esta oportunidade, governos, órgãos reguladores e provedores de serviços de assistência à saúde precisam trabalhar com operadoras de serviços móveis e organizações com respeito ao ecossistema mais amplo dos serviços de mHealth, incluindo fornecedores de dispositivos e provedores de conteúdo e aplicativos, a fim de apoiar a realização e a adoção de novos serviços de mHealth. Isso inclui diversos fatores chaves, como:
- Suporte governamental: Somente quando os governos em âmbito global adotarem agendas com política construtiva para serviços de mHealth, o mercado passará a atingir seu potencial e escala rapidamente. Os governos devem tomar medidas para adotar o conceito de mHealth como uma maneira eficaz de melhorar o acesso e baixar o custo dos serviços de assistência à saúde. Isso inclui incentivar o uso de serviços de mHealth por parte de provedores de serviços públicos de assistência à saúde e incentivar os provedores privados a oferecerm serviços de mHealth.
- Suporte regulador: Os órgãos reguladores precisam endereçar de maneira pró-ativa as questões que atualmente limitam os serviços, a certificação, a capacidade de interoperação e a padronização de serviços de mHealth.
- Aceitação por parte da indústria de assistência à saúde: Estudos claros sobre os benefícios dos principais participantes do ecossistema de mHealth, bem como suporte governamental, são fundamentals para fomentar a aceitação destes serviços pela profissão médica.
- Adoção por parte dos usuários: A adoção abrangente por parte de usuários ajudará a motivar o crescimento exponencial e a oportunidade de mercado para serviços de mHealth. Isso será apoiado por recomendações de profissionais médicos, serviços com preços acessíveis de modo em geral e disponibilidade abrangente de conteúdo e dispositivos.
"Não há dúvida de que a colaboração é fundamental. Os principais fornecedores, fabricantes de dispositivos, planos de saúde e provedores precisam se unir a fim de ajudar a transformar os serviços de mHealth de um pequeno nicho até uma implementação em grande escala como um padrão de assistência à saúde", disse Eleanor Chye, diretora executiva, da unidade de Assistência à Saúde e Farmacologia com Mobilidade, Gestão de Produto com Mobilidade, da AT&T Business Solutions. "Todos nós temos de agir e adotar essas soluções e incluí-las em um sistema de fornecimento de assistência à saúde. Vai ser preciso adoção por parte do paciente e integração por parte dos provedores."
Serviços de mHealth oferecerão benefícios significativos
Até 2017, os serviços de monitoramento, como aqueles para o acompanhamento de doença crônica, serão responsáveis por 65% do mercado (USD 15 bilhões). Um exemplo disso é o CardioMessenger Service da T-Mobile, que oferece monitoramento cardíaco remoto para pacientes na Alemanha.
Os serviços de diagnóstico serão o segundo maior segmento, compondo 15% do mercado global de mHealth (USD 3,4 bilhões). Isso inclui telemedicina móvel e centros de chamada para assistência à saúde que permitem que pessoas em áreas isoladas possam se conectar com profissionais de assistência à saúde, como o serviço Telenor Teledoctor, no Paquisrão, que oferece acesso a médicos qualificados, 24 horas por dia, sete dias da semana.
Os serviços de tratamento serão a terceira maior oportunidade, respondendo por 10% do mercado em geral (USD 2,3 bilhões). Exemplos atuais incluem serviços que garantem que os pacientes se comprometam com programas de tratamento, como o Vitality Glow Caps, que lembra os usuários de tomarem seus medicamentos ao enviar mensagens SMS e fazer chamadas a eles.
"Este relatório não somente salienta a oportunidade de receita que será proporcionada pelos serviços de mHealth, mas, ainda mais importante, também prova que a viabilidade de os serviços móveis oferecerem suporte está maior do que nunca. Os serviços de mHealth não apenas vieram para ficar, mas devem causar grandes mudanças no fornecimento de assistência à saúde no mundo inteiro", acrescentou Vos.
"No entanto, é fundamental que governos e órgãos reguladores do mundo inteiro, bem como profissionais de assistência à saúde, explorem esta oportunidade e trabalhem com a indústria de serviços móveis para garantir que isso seja totalmente realizado."
Para saber mais sobre o programa de mHealth da GSMA e ver o relatório, acesse: http://www.gsma.com/mobile-health.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses de operadoras de serviços móveis no mundo inteiro. Atuando em mais de 220 países, a GSMA une aproximadamente 800 das operadoras mundiais de serviços móveis, bem como mais de 200 companhias do ecossistema de serviços móveis mais amplo, incluindo fabricantes de telefones, companhias de software, provedores de equipamento, companhias de internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA também organiza eventos líderes do setor, como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo.
Para saber mais, acesse o website corporativo da GSMA em www.gsma.com ou o Mobile World Live, o portal online para a indústria de telecomunicações móveis, em www.mobileworldlive.com.
FONTE GSM Conference Limited
FONTE GSM Conference Limited
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article