A cúpula inaugural atraiu mais de 300 representantes de 39 países
A Royal Commission for AlUla anuncia novo prêmio para jovens arqueólogos
AlUla, Arábia Saudita, 17 de setembro de 2023 /PRNewswire/ -- Os participantes do último dia da primeira Cúpula Mundial de Arqueologia de AlUla participaram de uma série de discussões empolgantes sobre o futuro da arqueologia e sua capacidade de implementar mudanças significativas para a sociedade.
As discussões, que vão desde a utilidade da sabedoria antiga em um contexto moderno até a arqueologia digital e a arqueologia inclusiva, refletiram a ambição da cúpula. Com seus quatro temas amplos de identidade, paisagens em ruínas, resiliência e acessibilidade, a cúpula gerou conversas interdisciplinares que foram além da mentalidade especializada, a fim de promover a arqueologia para um público mais amplo.
Abdulrahman Alsuhaibani, diretor executivo de arqueologia, conservação e coleções da Royal Commission for AlUla (RCU), disse: "Esta cúpula foi excepcional. Ela foi única. Discutimos tópicos vitais para o futuro da arqueologia com uma perspectiva mais ampla — e espero que continuemos a discussão".
Organizada pela RCU, a cúpula incluiu 327 participantes de 39 países, mais de 80 palestrantes, 50 jovens participantes do Future Forum, representação de 167 instituições, incluindo 65 universidades e uma proporção de gênero de 47% de mulheres para 53% de homens.
O último dia da cúpula contou com o anúncio de um novo prêmio para jovens arqueólogos. O Prêmio de Excelência da Cúpula Mundial de Arqueologia de AlUla (AlUla World Archaeology Summit Award of Excellence) será concedido em futuras cúpulas e promoverá a ciência da arqueologia, disse o Dr. Alsuhaibani. Mais detalhes serão anunciados posteriormente.
A cúpula apresentou a posição de AlUla como um centro de atividades arqueológicas. A RCU está patrocinando um dos maiores programas de pesquisa arqueológica do mundo em AlUla e Khaybar, com 12 pesquisas, escavações e projetos especializados em andamento. Estão sendo reveladas paisagens culturais ricas, incluindo avenidas funerárias, "mustatils", cidades antigas, inscrições em 10 idiomas, arte em rochas e práticas agrícolas complexas. AlUla é o local da Hegra, que em 2008 foi inscrita como o primeiro Patrimônio Mundial da UNESCO da Arábia Saudita.
A cúpula ofereceu aos participantes uma plataforma para promover a gestão de arqueologia e patrimônio cultural em sua interface com outras disciplinas. Este encontro de líderes da academia, governo, organizações não governamentais, indústria e jovens representando a próxima geração de arqueólogos foi criado não apenas para enriquecer a comunidade arqueológica e ajudar a proteger a história compartilhada, mas também para abrir uma reflexão mais ampla sobre o que e como a arqueologia, e mais amplamente o patrimônio cultural, pode contribuir para mudanças transformacionais na sociedade.
O Future Forum da cúpula proporcionou uma plataforma para os jovens se envolverem em diálogos e debates significativos sobre o futuro da arqueologia. Ela ofereceu um espaço para eles desenvolverem suas próprias perspectivas e ideias e contribuírem para a conversa de maneiras fundamentais.
The Royal Commission for AlUla (RCU) foi estabelecida por decreto real em julho de 2017 visando preservar e desenvolver AlUla, uma região de notável relevância natural e cultural localizada no noroeste da Arábia Saudita. O plano de longo prazo da RCU define uma abordagem responsável, sustentável e sensível ao desenvolvimento urbano e econômico, com o objetivo de proteger o patrimônio natural e histórico da região ao mesmo tempo em que estabelece AlUla como um local desejado para morar, trabalhar e visitar. Isso engloba uma ampla gama de iniciativas nas áreas de arqueologia, turismo, cultura, educação e artes, refletindo o compromisso de cumprir com as prioridades de diversificação econômica, capacitação da comunidade local e preservação do patrimônio estabelecidas no programa Vision 2030 do Reino da Arábia Saudita.
Share this article