Piql anuncia tecnologia norueguesa que assegura acesso a dados digitais por 500 anos
OSLO, Noruega, 18 de setembro de 2014 /PRNewswire/ -- Hacking malicioso, decomposição de bits e deterioração de dados; os desafios são imensos quando se trata de proteger dados digitais. Então, como pode o acesso de longo prazo de nossa herança digital ser assegurada? A empresa norueguesa Piql encontrou a resposta, ao reinventar o uso de uma mídia de armazenamento bem conhecida.
(Logotipo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20140917/706227-a )
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20140917/706227-b )
Há uma preocupação mundial com a falta de tecnologias, verdadeiramente adequadas, para a preservação a longo prazo de dados digitais. A mídia de armazenamento magnético tem vida curta e seu melhor uso é para back-ups, enquanto questões de segurança e de privacidade tornam a computação em nuvem inadequada para essa finalidade. Porém, 5%[1] dos dados digitais do mundo requerem uma preservação segura de longo prazo.
Com um projeto de pesquisa de € 20 milhões, apoiado pelos governos[2] dos EUA e da Noruega, a Piql desenvolveu uma solução única para a preservação digital sem migração. A tecnologia alça o filme sensível à luz para a era digital.
"Nosso objetivo é preservar os dados digitais valiosos com segurança e mantê-los acessíveis por 500 anos. Assegurar que os dados não possam ser alterados ou apagados é imperativo nesse contexto", diz o diretor de Administração da Piql AS, Rune Bjerkestrand. Uma solução real de preservação também precisa assegurar o acesso independente, no futuro, à disponibilidade de tecnologias ou fornecedores específicos.
O filme sensível à luz vem sendo usado como uma mídia de preservação há décadas, em arquivos (microfilme) e por grandes estúdios de cinema, como os de Hollywood. Entretanto, o uso tem sido limitado à preservação de imagens analógicas. A tecnologia da Piql possibilita a preservação de dados digitais em filmes de alta resolução. Os dados são escritos em uma mídia de preservação com qualidades de longa duração comprovadas, armazenadas offline em forma física. Ainda assim, a busca dos dados é inteiramente possível, como em outras tecnologias de armazenamento digital. Instruções sobre como recuperar dos dados no futuro são escritas em textos legíveis no filme.
A Piql suplementa tecnologias usadas para informações e back-ups de vida curta, que são oferecidas a proprietários de dados através de uma rede internacional de provedoras de serviço.
A Piql AS fornece soluções de preservação digital e converteu o filme sensível à luz em mídia de armazenamento digital. A Piql também está por trás da Cinevator, a melhor impressora digital de filme. A empresa foi estabelecida em 2002 e está sediada em Drammen, na Noruega.
Website: piql.com
Animações: vimeo.com/piql
Atualizações: facebook.com/Piql.preservation
--------------------------------------------------
1. IDC e Iron Mountain
2. The Norwegian Research Council e Innovation Norway
Contatos com a imprensa:
Rune Bjerkestrand, diretor de Administração
Celular: +47-900-80-999
[email protected]
Maria Aas Borkenhagen, gerente de Marketing
Celular: +47-924-42-578
[email protected]
FONTE Piql AS
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article