Pesquisa da GSMA revela oportunidade crescente para operadores de telefonia móvel na área da saúde
A GSMA mHealth Tracker and Report (GSMA Monitoramento e Relatórios de Saúde) demonstra a evolução dos serviços das operadoras de telefonia móvel na área da saúde e identifica um valor significativo para o setor
CIDADE DO CABO, África do Sul, 30 de maio de 2012 /PRNewswire/ -- A GSMA anunciou hoje que as operadoras de telefonia móvel estão direcionando um valor significativo para o setor de saúde, melhorando o acesso, o alcance e a qualidade para acompanhar toda a trajetória do paciente. As descobertas vêm de um novo relatório da GSMA que analisa o ecossistema mais amplo de saúde", Integrating Healthcare: The Role and Value of Mobile Operators in eHealth (A integração do setor de saúde: o papel e o valor das operadoras de telefonia móvel em eHealth)," que foi lançado na Cúpula de Saúde e Telefonia Móvel na Cidade do Cabo em 30 de maio de 2012 e tem o apoio dos dados da GSMA mHealth Tracker.
"Ao longo dos últimos anos, temos visto as operadoras de telefonia móvel oferecer soluções completas em saúde, que normalmente têm sido fornecidas pelo integrador de sistemas tradicional, mas há claras evidências que comprovam o papel emergente das operadoras em eHealth", disse Chris Locke, diretor do Fundo de Desenvolvimento da GSMA. "As operadoras de hoje evoluíram e estão em melhor posição para fornecer as soluções que abordam as questões que o setor de saúde global enfrenta, ao reduzir os custos e tornar a assistência médica mais acessível."
O setor da saúde está passando por uma mudança fundamental, já que a demanda de pacientes por serviços fora dos centros de saúde tradicionais, como, por exemplo, hospitais e clínicas, está aumentando. Isso, por sua vez, está levando ao aumento da demanda por serviços da mHealth, com o mercado de mHealth estimado em US$ 23 bilhões em 2017. Além disso, as operadoras também estão desenvolvendo instrumentos de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) que permitam atender ao maior mercado de eHealth, como registro em nuvem de prontuários e imagens médicas bem como o fornecimento de intercâmbio de informações de saúde. Há uma estimativa para 2015 acerca desse mercado ampliado de eHealth da ordem de até US$ 160 bilhões.
As principais operadoras móveis estão expandindo sua capacidade fundamental em transmissão de dados e voz do cliente rumo à integração global de negócios. Eles agora fazem parte de áreas como computação em nuvem, colaboração corporativa, integração entre máquinas e pagamentos integrados para apoiar os principais processos clínicos e operacionais. Por exemplo, o relatório destaca que a Orange, em conjunto com a GE, está integrando as necessidades de imagem da região mais populosa da França, conectando mais de 90 hospitais e 500 radiologistas e abrangendo uma base de pacientes de mais de 12 milhões de indivíduos. Recentemente, a AT&T firmou acordos para promover serviços de troca de informações de saúde para a Indiana Health Information Exchange, que inclui mais de 80 instalações, 19.000 médicos e 10 milhões de pacientes bem como no setor privado do sistema de saúde de Baylor, no Texas.
O relatório apresenta uma estrutura de avaliação de mercado para as operadores avaliarem as oportunidades e os desafios deste mercado mais amplo. A pesquisa também indica que, como as operadoras de telefonia móvel continuam a desenvolver suas capacidades de conectar indivíduos e negócios de forma cada vez mais sofisticada, elas precisarão enfrentar uma série de desafios. As operadoras precisarão desenvolver suas marcas, com a finalidade de diferenciar-se dos fornecedores de infraestrutura de TIC existentes, e precisarão demonstrar sua capacidade de realização, já que novas implementações trazem grandes riscos financeiros e de marca. Elas precisarão demonstrar o valor que agregam ao setor de eHealth e ao consumidor final na integração das soluções dentro e fora de hospitais e clínicas.
Apesar do setor mHealth continuar a se desenvolver, não houve uma catalogação abrangente da implantação de serviços globais mHealth. Para resolver isso, nos últimos nove meses, a GSMA monitorou e analisou produtos e serviços mHealth e criou a GSMA mHealth Tracker. A mHealth Tracker, que está disponível on-line no Mobile Health Live, fornece dados sobre mais de 600 produtos e serviços mHealth. Os seguintes filtros de dados estão disponíveis: necessidade clínica, tipo de serviço, país, datas de lançamento e a organização que implantou o serviço. No futuro, a GSMA monitorará os serviços mHealth em seus modelos de negócios, tipos e provas de tecnologia que estão sendo gerados.
Notas aos Editores:
O relatório faz parte da Iniciativa de Saúde Pan-Africana da GSMA para direcionar os esforços de colaboração entre as operadoras de telefonia móvel e o setor público/privado, com o objetivo de aumentar o acesso a comunidades carentes. É a continuação da pesquisa realizada pela GSMA sobre como a conectividade entre os indivíduos e profissionais de saúde pode ser melhorada, fornecendo os meios e incentivos para a assistência à saúde ocorrer por meio do canal móvel. Para obter mais informações sobre o programa mHealth da GSMA e para visualizar o relatório, visite http://www.gsma.com/mhealthresources.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel em todo o mundo. Abrangendo mais de 220 países, a GSMA reúne aproximadamente 800 operadoras de telefonia móvel do planeta bem como mais de 200 empresas no ecossistema mais amplo de telefonia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos telefônicos, empresas de software, fornecedores de equipamentos, empresas de Internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA também produz eventos líderes do setor como o Congresso Mundial de Telefonia Móvel e a Exposição Asiática de Telefonia Móvel.
Para obter mais informações, visite o site corporativo da GSMA www.gsma.com ou o Mobile World Live, o portal on-line do setor de comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com.
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article