Paquistão um campo de prova para inovações de serviços de bancos móveis e de agentes
WASHINGTON, 11 de outubro de 2011 /PRNewswire/ -- Os serviços financeiros normalmente estão fora de alcance das pessoas de áreas pobres e remotas do Paquistão. Atualmente diversos desenvolvimentos estão transformando o país em um laboratório virtual de inovações que prometem o fim desta exclusão financeira. Tanto o governo como o setor privado estão agindo para tornar o Paquistão um mercado que deve ser observado, de acordo com o CGAP, a entidade global dedicada ao avanço do acesso financeiro por parte dos pobres do mundo.
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20110412/MM81963LOGO )
Desde que o governo do Paquistão criou um regulamento para bancos sem agências em abril de 2008, duas grandes iniciativas foram criadas e dois outros planos-pilotos foram lançados para testar o mercado.
Em um novo papel, o CGAP prevê que os próximos 12 meses tenham um surgimento ainda maior dos novos serviços móveis e de agentes bancários com o objetivo de levar os serviços financeiros para as pessoas de todo o país.
O State Bank of Pakistan, o banco regulador, dá suporte a estas iniciativas e agora emitiu quatro licenças de serviços bancários sem agências para bancos, sendo que alguns deles fizeram parcerias com operadoras de celular e outros participantes para lançar os serviços. Recentes mudanças nos regulamentos facilitarão bastante a abertura de uma conta com a remoção da necessidade de fornecimento de informação biométrica.
As duas maiores iniciativas foram lançadas pelo Tameer Microfinance Bank, de propriedade da operadora de rede móvel Telenor, e pelo UBL, um grande banco comercial. O First MicroFinance Bank e o Dubai Islamic Bank Pakistan também receberam licenças para serviços bancários sem agências e lançaram programas-pilotos.
A Telenor e o Tameer Microfinance Bank, operam o serviço "easypaisa", com o qual os clientes – até mesmo os que não tenham um conta no Tameer ou um telefone Telenor – podem pagar contas ou fazer transferências com a ajuda de um dos mais de 12.000 agentes easypaisa. Até o final de julho de 2011, o easypaisa processou 23 milhões de transações com um valor total de USD500 milhões. Recentemente eles lançaram uma grande campanha de promoção da conta móvel para os clientes de celular da Telenor.
O UBL lançou o UBL Omni em abril de 2010, oferecendo uma série semelhante de serviços de balcão e, como o easypaisa, os clientes também podem acessar contas pessoais com seus celulares. O UBL Omni fechou vários contratos para efetuar milhões de pagamentos em nome das agências governamentais e não-governamentais, incluindo com o Benazir Income Support Program, o trabalho de assistência de enchentes do governo, e com o World Food Programme.
Outros que pretendem entrar no mercado são a TCS, a maior empresa de courier e de logística do Paquistão com 400 locais em todo o país, e o MCB, um banco comercial com mais de 1.100 agências.
Como no caso de qualquer outra inovação, o sucesso não é garantido, mesmo com trabalhos em grande escala. "O sucesso nesta área é muito difícil", disse Chris Bold, autor do relatório CGAP. "Conseguir com que os clientes, muitos dos quais nunca tiveram uma conta bancária antes, tenham confiança nestes serviços será um enorme desafio. Estas empresas precisam oferecer serviços por um preço mais atraente para os consumidores do que as alternativas informais e, ao mesmo tempo, proteger os clientes -- e a si próprios -- da fraude e do abuso".
Devido aos sinais de que os clientes estão aceitando estes serviços iniciais, e a dedicação por parte das operadoras de negócios sérias, Bold disse que há esperança de que o Paquistão venha a deixar de ser um laboratório virtual para os serviços bancários e passar a ser um showcase de como esta abordagem pode oferecer serviços financeiros responsáveis para as pessoas sem acesso. "O Paquistão promete oferecer algumas lições sobre serviço bancário sem agência para o mundo que o está observando", disse Bold.
Leia o relatório CGAP: http://www.cgap.org/p/site/c/template.rc/1.9.55438/
Sobre o CGAP
O CGAP é um centro independente de política e pesquisa dedicado à promoção do acesso financeiro para os pobres do mundo. A organização conta com o apoio de mais de 30 agências de desenvolvimento e fundações privadas que compartilham uma missão comum para reduzir a pobreza. O Technology and Business Model Innovation Program (Programa de Inovação de Modelo de Tecnologia e Negócios) do CGAP trabalha para expandir os serviços financeiros para o pobre com telefones celulares e outras tecnologias, e é co-financiado pela Bill & Melinda Gates Foundation, pelo CGAP e pelo Department for International Development (DFID - Departamento para o Desenvolvimento Internacional) do Reino Unido. Para mais informação, visite http://www.cgap.org.
FONTE CGAP
FONTE CGAP
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article