Pacific Rubiales anuncia descoberta de gás natural e condensados no bloco de exploração de Guamá, na Colômbia
TORONTO, 15 de fevereiro de 2012 /PRNewswire/ -- A Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE; BVC: PREC; BOVESPA: PREB) anunciou hoje a descoberta de gás natural e condensados no poço de exploração Cotorra-1X, perfurado no Bloco de Guamá, na bacia do Baixo Magdalena. A empresa detém 100% de participação dos direitos de exploração e é operadora do bloco.
O CEO da empresa, Ronald Pantin, comentou: "Essa é uma descoberta de exploração importante para a Pacific Rubiales e demonstra o potencial do bloco de Guamá e da bacia do Baixo Magdalena, onde a empresa está bem posicionada, com uma grande área de exploração, e busca aumentar suas reservas de gás, para dar suporte a seus planos de desenvolver um mercado de exportação de gás natural liquefeito (GNL) no futuro".
O Cotorra-1X foi perfurado como um poço exploratório, depois de uma exploração anterior bem-sucedida no bloco, a do poço Pedernalito-1X, perfurado em 2010. O poço visou areias e siltes na Formação Porquero Medio, de idade Miocena, um play de baixa permeabilidade, que foi testado com sucesso pelo Pedernalito-1X. O poço Cotorra-1X foi perfurado até a profundidade de 7.210 pés em meados de janeiro. A avaliação petrofísica mostrou um total de 40 pés de espessura porosa, com uma média de 20% de porosidade.
O poço foi perfurado apenas na zona mais profunda da formação, através de dois intervalos; zonas das formações sobrejacentes não testadas foram deixadas para avaliação posterior.
Depois da limpeza, ao fluir através de um choke de 1/2", o Cotorra-1X atingiu um caudal máximo de gás de 7.5 MMcf/d e de condensados de 370 bbl/d, de 56 graus API, seguido um teste de fluxo isocrônico de três estágios e um prolongado, através de um choke de 12/64", que fluiu condensado a 2.6 MMcf/d e de 121 bbl/d, à pressão de descarga do poço de 3.137 psi.
Durante o mês, a empresa também concluiu a perfuração do poço de exploração Apamate-2X, no bloco La Creciente, de propriedade integral e operação da empresa. O teste do poço não apresentou fluxo de hidrocarbonetos a taxas econômicas, assim foi tampado e abandonado.
A Pacific Rubiales, empresa sediada no Canadá, produtora de gás natural e petróleo pesado, controla integralmente da Meta Petroleum Corp., produtora de petróleo colombiana, que opera os campos petrolíferos Rubiales e Piriri, na Bacia de Lhanos, em associação com a Ecopetrol S.A., a companhia nacional de petróleo da Colômbia, e controla integralmente a Pacific Stratus Energy Corp., que opera o campo de gás natural La Creciente. A Empresa se concentra na identificação de oportunidades, principalmente ao leste da Bacia de Lhanos na Colômbia, bem como em outras regiões desse país e no norte do Peru. A Pacific Rubiales tem participação nos direitos de exploração em 46 blocos na Colômbia, Peru e Guatemala.
As ações ordinárias da Companhia são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto, na Bolsa de Valores da Colômbia e na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros do Brasil, sob os símbolos PRE, PREC e PREB, respectivamente.
Informes
Notas de advertência em relação a Declarações Prospectivas
Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas. Todas as declarações, que não as declarações de fatos históricos, que tratam de atividades, eventos ou desenvolvimentos, que a empresa acredita, espera ou prevê que irão ou que poderão ocorrer no futuro (incluindo, sem limitação, declarações sobre estimativas e/ou suposições em relação à produção, receitas, fluxo de caixa e custos, estimativas de reservas e recursos, recursos e reservas potenciais e os planos e objetivos de exploração e desenvolvimento da empresa), são declarações prospectivas. Estas declarações prospectivas refletem as expectativas ou convicções atuais da empresa, com base nas informações atualmente disponíveis à empresa. As declarações prospectivas estão sujeitas a vários riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais da empresa sejam materialmente diferentes dos discutidos nas declarações prospectivas, e até mesmo, caso tais resultados reais se concretizem ou se concretizem substancialmente, não pode haver qualquer garantia de que eles terão as consequências ou efeitos esperados sobre a empresa. Fatores que podem fazer com que os resultados ou eventos reais sejam materialmente diferentes das expectativas atuais incluem, entre outras coisas: incerteza das estimativas de capital e custos operacionais; estimativas de produção e retorno econômico estimado; a possibilidade de que as circunstâncias reais sejam diferentes das estimativas e das suposições; falhas no estabelecimento de estimativa dos recursos ou reservas; flutuações nos preços do petróleo e taxas de câmbio; inflação; mudanças nos mercados acionários; desenvolvimentos políticos na Colômbia, Guatemala ou Peru; alterações dos regulamentos que afetem as atividades da empresa; incertezas quanto à disponibilidade e custos de financiamento necessários no futuro; as incertezas envolvidas na interpretação dos resultados de perfuração e outros dados geológicos; e outros riscos divulgados sob o título "Fatores de Risco" e em qualquer outro lugar no formulário de informações anuais da empresa, datadas de 11 de março de 2011, arquivadas na SEDAR no endereço www.sedar.com. Qualquer declaração prospectiva somente é válida a partir da data em que é feita e, exceto pelo que pode ser requerido por legislação aplicada a valores mobiliários, a empresa não assume qualquer intenção ou obrigação de atualizar qualquer declaração prospectiva, seja como resultado de novas informações, eventos ou resultados futuros ou por qualquer outro motivo. Embora a empresa acredite que as suposições inerentes às declarações prospectivas sejam razoáveis, as declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e, consequentemente, confiança indevida não deve ser depositada em tais declarações, devido à incerteza que nelas possa estar contida.
Além disso, níveis de produção relatados podem não corresponder às taxas de produção sustentável e as futuras taxas de produção podem diferir materialmente das taxas de produção refletidas neste comunicado à imprensa, devido a, entre outros fatores, dificuldades e interrupções encontradas durante a produção de hidrocarbonetos.
FONTE Pacific Rubiales Energy Corp
FONTE Pacific Rubiales Energy Corp
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article