Pacific Rubiales anuncia atualização sobre poço exploratório Yaraqui -1X, bloco Topoyaco, Colômbia
TORONTO, 22 de novembro de 2011 /PRNewswire/ -- A Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE; BVC: (PREC) anunciou hoje o final das operações de perfuração do poço Yaraqui-1X, localizado no bloco Topoyaco, no sopé da bacia Putumayo, onde a Companhia tem uma participação de 50% e é a operadora (em ambos os casos sujeito à aprovação da ANH). O poço foi perfurado a uma profundidade total de 10.651 pés, profundidade medida (MD), tendo sido perfurado através das seções terciária e cretácea e penetrando 61 pés no embasamento pré-cretáceo. Este poço foi perfurado como parte do compromisso original de trabalho com a Agência Nacional de Hidrocarburos (ANH). A PetroMagdalena Energy Corp. detém os restantes 50% de participação.
Ronald Pantin, CEO da Companhia, comentou: "A perfuração e as operações de perfilagem até o momento fornecem indicativos encorajadores de atividade sub-thrust no bloco Topoyaco. Esta atividade representa um novo horizonte de exploração para a Companhia."
O poço teve sua perfuração iniciada em 31 de agosto de 2011 e foi perfurado direcionalmente com uma orientação sudeste-noroeste, em uma estrutura monoclinal no sub-thrust do anticlinal de Topoyaco e conhecida como estrutura "D". Essa estrutura abrange uma área de cerca de 4.500 acres.
De acordo com a avaliação petrofísica dos logs, o poço encontrou o que é interpretado como 142 pés de hidrocarbonetos potenciais tendo arenitos, distribuídos entre a base da formação Rumiyaco e nas formações Villeta e Caballos, todas as quais são comprovadamente reservatórios comerciais em outro local na bacia. Na formação Rumiyaco, a unidade de arenito "Arena Neme" foi encontrada a 9.714 pés MD (8.801 pés de profundidade vertical verdadeira (TVD)) com 20 pés de espessura do lençol indicado com uma porosidade de 10%. Na formação Villeta, as unidades foram encontradas a 9.748 pés MD (8.828 pés TVD), com um total de 120 pés de espessura do lençol potencial: 10 pés nos arenitos M2 encontrados a 10.110 pés MD (9.126 pés TVD), 40 pés nos arenitos "U" que começam a 10.202 pés MD e 9.201 pés TVD e 70 pés nos arenitos "T", encontrados a 10.354 pés MD e 9.327 pés TVD. As areias "U" têm porosidades médias de 10%, enquanto as areias "T" têm porosidades na ordem de 11%. Na formação Caballos, a 10.510 pés MD (9.458 pés TVD), foi encontrado um total de 2 pés de espessura do lençol potencial, com porosidades de 11%.
A operadora está atualmente se preparando para executar o revestimento e irá proceder aos testes do poço. Esta avaliação permitirá que a Companhia determine a qualidade do petróleo e o potencial de produção para a prospecção subthrust de Topoyaco e atualizar a avaliação dos recursos presentes no coletor.
A Pacific Rubiales, uma empresa canadense e produtora de gás natural e petróleo bruto pesado, detém 100% da Meta Petroleum Corp., uma operadora de petróleo colombiana que opera os campos de petróleo de Rubiales e Piriri na bacia de Llanos em associação com a Ecopetrol S.A., a companhia petrolífera nacional colombiana e 100 por cento da Pacific Stratus Energy Corp. que opera o campo de gás natural La Creciente. A Companhia está focada na identificação de oportunidades, principalmente dentro da bacia de Llanos oriental da Colômbia, bem como em outras áreas na Colômbia e ao norte do Peru. A Pacific Rubiales tem participação em 46 blocos na Colômbia, Peru e Guatemala.
As ações ordinárias da Companhia são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto e na Bolsa de Valores da Colômbia sob os símbolos PRE e PREC, respectivamente.
O Boe (barril equivalente de óleo) pode ser enganador, especialmente se usado isoladamente. Uma taxa de conversão de boe de 5,7 pcm: 1 bbl se baseia em um método de conversão de equivalência de energia aplicável principalmente na ponta do queimador e não representa uma equivalência do valor na cabeça do poço.
Nota de advertência sobre declarações prospectivas
Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas. Todas as declarações, que não as declarações de fatos históricos, que tratam de atividades, eventos ou desenvolvimentos que a Companhia acredita, espera ou antecipa que irão ou que podem ocorrer no futuro (inclusive, sem limitação, declarações sobre estimativas e/ou suposições em relação à produção, receitas, fluxo de caixa e custos, estimativas de reserva e recursos, recursos e reservas potenciais e os planos e objetivos de exploração e desenvolvimento da Companhia) são declarações prospectivas. Estas declarações prospectivas refletem as expectativas ou crenças atuais da companhia, com base nas informações atualmente ao alcance da companhia. As declarações prospectivas estão sujeitas a vários riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais da companhia sejam materialmente diferentes dos discutidos nas declarações prospectivas, e até mesmo, caso tais resultados reais se concretizem, ou substancialmente se concretizem, não pode haver qualquer garantia de que eles terão as consequências esperadas ou efeitos sobre a companhia. Os fatores que podem fazer com que os resultados reais ou os eventos sejam materialmente diferentes das expectativas atuais incluem, entre outras coisas: incerteza das estimativas de capital e custos operacionais, estimativas de produção e retorno econômico estimado, possibilidade de que as circunstâncias reais sejam diferentes das estimativas e das suposições, fracasso em estabelecer estimativa dos recursos ou reservas; flutuações nos preços do petróleo e taxas de câmbio, inflação, mudanças nos mercados acionários, desenvolvimentos políticos na Colômbia, Guatemala ou no Peru, alterações dos regulamentos que afetam as atividades da companhia, incertezas quanto à disponibilidade e custos de financiamento necessários no futuro, incertezas envolvidas na interpretação dos resultados de perfuração e outros dados geológicos e outros riscos divulgados sob o título "Fatores de Risco" e em qualquer outro lugar no formulário de informações da companhia datado de 9 de março de 2010 e arquivado no SEDAR em www.sedar.com. Qualquer declaração prospectiva somente é efetivada a partir da data em que é feita e, exceto por legislação aplicável de valores mobiliários, a companhia não assume qualquer intenção ou obrigação de atualizar qualquer declaração prospectiva, seja como resultado de novas informações, eventos ou resultados futuros ou de outra forma. Embora a companhia acredite que as suposições inerentes às declarações prospectivas sejam razoáveis, as declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e, consequentemente, confiança indevida não deve ser posta em tais declarações, devido à incerteza que nelas possa estar contida.
Para obter mais informações:
Sr. Christopher (Chris) LeGallais
SR VP Relações com o Investidor
(647) 295-3700
Srta. Carolina Escobar V
Gerente Relações com o Investidor
+57-1-628-3970
Srta. Belinda Labatte
(647) 428 7035
(PRE.)
FONTE Pacific Rubiales Energy Corp.
FONTE Pacific Rubiales Energy Corp
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article