Paciente da Universidade de Maryland supera expectativas sete meses após o transplante de rosto mais completo já realizado
-- Richard Lee Norris volta à vida normal após viver 15 anos como recluso
BALTIMORE, 17 de outubro de 2012 /PRNewswire/ -- A Universidade de Maryland divulgou hoje detalhes sobre a recuperação de Richard Lee Norris, o homem de 37 anos que recebeu o mais completo transplante de rosto realizado até hoje, há sete meses. Norris, que é de Hillsville, Virginia, feriu-se em um acidente com arma de fogo em 1997, e perdeu a maior parte do maxilar superior e inferior, bem como os lábios e o nariz. A cirurgia de transplante, completada no dia 20 de março de 2012, no Centro Médico da Universidade de Maryland, incluiu a substituição de ambos os maxilares, dentes, língua, e pele, nervo subjacente e tecido muscular do couro cabeludo ao pescoço.
"Durante os últimos 15 anos, vivi como recluso, me escondendo atrás de uma máscara cirúrgica e saindo às compras à noite, quando há menos pessoas na rua", afirmou Norris. "Agora posso sair sem que fiquem me olhando, e não tenho que ouvir os comentários das pessoas. As pessoas me olhavam fixamente porque eu era desfigurado. Agora, elas podem olhar para mim com admiração e para a transformação pela qual passei. Agora posso passar pelas pessoas e ninguém olha para mim repetidamente. Meus amigos seguiram suas vidas, fizeram uma família e construíram carreiras. Agora posso começar a trabalhar na nova vida que recuperei."
"Estou bem. Passo bastante tempo pescando e trabalhando no meu jogo de golfe. Também estou desfrutando o tempo com a minha família e amigos", declarou Norris. "Ainda tenho algumas consultas de acompanhamento com vários médicos e terapeutas diferentes para assegurar-me de que tudo está se curando adequadamente. Estou me submetendo a fisioterapia e fonoaudiologia. Vou bem no processo de recuperar minha fala. Ela melhora um pouco a cada dia."
Norris continua a recuperar a sensação no rosto e consegue sorrir e demonstrar expressões. Seus médicos afirmam que a função motora do lado direito está 80 por cento normal, e a função motora do lado esquerdo está 40 por cento normal. Ele come principalmente pela boca e consegue sentir cheiros e sabores.
O histórico transplante completo de rosto de Norris, que durou 36 horas, foi encabeçado por Eduardo D. Rodriguez, M.D., D.D.S., professor de cirurgia da Escola de Medicina da Universidade de Maryland e chefe de cirurgia plástica, reconstrutiva e maxilo-facial do R Adams Cowley Shock Trauma Center (Centro de Choques Traumáticos R Adams Cowley) do Centro Médico da Universidade de Maryland. A cirurgia de Norris marcou a primeira vez no mundo em que um transplante de rosto foi realizado por uma equipe de cirurgiões plásticos e reconstrutivos com treinamento especializado e experiência em cirurgia craniofacial e microcirurgia reconstrutiva.
Sobre a Escola de Medicina da Universidade de Maryland, o Centro Médico da Universidade de Maryland & o R Adams Cowley Shock Trauma Center
Fundada em 1807, a Escola de Medicina da Universidade de Maryland, em Baltimore, é a escola de medicina pública mais antiga dos Estados Unidos, e a primeira a instituir um programa de treinamento de residência. A Escola de Medicina foi a escola fundadora da Universidade de Maryland e hoje é parte integrante do Sistema Universitário de Maryland, que conta com 11 campus. A parceria entre o Centro Médico da Universidade de Maryland (UMMC) e a Escola de Medicina da Universidade de Maryland permite pesquisas médicas e descobertas de ponta para inovar e melhorar rapidamente os cuidados com o paciente e preparar a próxima geração de profissionais da saúde através de uma educação e treinamento excelentes.
O Centro Médico da Universidade de Maryland (UMMC) é um hospital-escola com 779 leitos em Baltimore, e é a instituição âncora do Sistema Médico da Universidade de Maryland, que conta com 11 hospitais. Os pacientes são encaminhados de forma nacional e regional para cuidados médicos, cirúrgicos e graves avançados. Todos os médicos da equipe do Centro Médico são médicos do corpo docente da Escola de Medicina da Universidade de Maryland.
O R Adams Cowley Shock Trauma Center do Centro Médico da Universidade de Maryland é o primeiro sistema de trauma coordenado do país, e dedica-se à pesquisa multidisciplinar e ao tratamento de lesões e doenças graves. O Shock Trauma é onde o conceito de "hora dourada" na medicina de cuidados críticos nasceu. Sob a direção de Thomas M. Scalea, M.D, o Shock Trauma trata mais de 8.000 pacientes de trauma e cuidados graves a cada ano e treina pessoal de trauma de todo o mundo, inclusive profissionais médicos do exército dos EUA.
FONTE University of Maryland Medical Center
FONTE University of Maryland Medical Center
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article