Operação Sorriso participa da feira ONG Brasil defendendo o direito dos fissurados
SÃO PAULO, 5 de dezembro de 2012 /PRNewswire/ -- De 06 a 08 de dezembro, a Operação Sorriso participará da maior feira do Terceiro Setor no Brasil — a ONG Brasil. O evento, que está na quarta edição, acontecerá em São Paulo e terá a participação de mais de 500 organizações. A equipe da Operação Sorriso estará presente defendendo o direito de sorrir das pessoas portadoras de deformidades faciais.
Segundo Elisa Maria Campos, coordenadora de Comunicação da Operação Sorriso, o objetivo de participar de eventos desse porte é poder integrar os diferentes setores da sociedade, em busca de novas oportunidades, e conhecer outros trabalhos sociais de grande importância.
Na ocasião também serão divulgados os resultados da pesquisa científica realizada por meio da parceria entre o Projeto Genoma + Operação Sorriso, que tem o objetivo de estudar as causas genéticas e as células-tronco de pacientes portadores de fissuras labiopalatina, para que, no futuro, novas medidas preventivas e terapêuticas possam ser adotadas para a reabilitação desses pacientes. O destaque vai para Dra. Maria Rita Passos Bueno, professora titular de Genética Humana da USP e coordenadora de transferência de tecnologia do Genoma-USP, que coordenou a realização de um estudo genético dos portadores de fissuras labiopalatinas atendidos durante os programas humanitários da Operação Sorriso em cinco regiões diferentes do país (Barbalha, Fortaleza, Maceió, Rio de Janeiro e Santarém) e demonstrou que na região do Cariri existe maior influência de componentes genéticos para o aparecimento das fissuras labiopalatinas. Enquanto em Maceió existe maior influencia de fatores ambientais para o aparecimento da patologia.
Na área de células-tronco, o destaque também vai para a Dra. Daniela Franco Bueno, cirurgiã dentista que atua no serviço de Odontologia do Hospital Municipal Menino Jesus, em São Paulo, e uma das responsáveis pela pesquisa. A cirurgiã dentista e a equipe da Dra. Maria Rita realizaram uma importante descoberta: a de que células-tronco do músculo do lábio de pacientes portadores de fissuras lábiopalatinas, bem como as células-tronco da polpa dos dentes de leite destes pacientes, podem se transformar em ossos, o que poderá permitir no futuro a realização de enxertos ósseos, eliminando a dor para obtenção de osso autogeno e reabilitação do osso alveolar em futuras cirurgias. A descoberta contou com a participação da Operação Sorriso que, em 2009, permitiu a coleta de células tronco dos tecidos musculares durante programa humanitário no Rio de Janeiro.
Dados da fissura labial no Brasil
A cada três minutos nasce uma criança com deformidade facial no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde existe uma criança com fissura para cada 650 nascidas e, todos os anos, mais de 5800 novos casos endossam as estatísticas. A estimativa é que existam cerca de 280 mil pessoas com fissura lábio/palatal em todo o país. Entretanto, não se sabe necessariamente quantas já receberam o tratamento. Desde o início da Organização Sorriso, em 1997, já foram realizadas mais de cinco mil cirurgias em diversos estados brasileiros, entre Ceará, Pará, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro e Alagoas. Em 2012 foram realizados mais de seis mil exames multidisciplinares especializados, sendo realizadas 513 cirurgias e 13 programas pós-operatórios, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para 327 crianças.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Operação Sorriso do Brasil:
APPROACH
Vanessa Rodrigues ([email protected])
Bianca Gomes Sallaberry ([email protected])
Tel: (21) 3461-4616, ramais 155 e 164.
www.approach.com.br
FONTE Operação Sorriso
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article