O Presidente Designado da COP28 apela à reforma das finanças climáticas para desbloquear o potencial de energia limpa de África
NAIRÓBI, Quênia, 21 de junho de 2023 /PRNewswire/ --
- O Dr. Sultan Al Jaber, Presidente Designado da COP28, se reúne com S. Ex. William Ruto, Presidente da República do Quênia, e ministros e líderes africanos de energia no Fórum de Energia da África em Nairóbi.
- O Presidente Ruto elogia os Emirados Árabes Unidos, sua liderança e a Presidência da COP por seu apoio de longa data ao desenvolvimento sustentável e à ação climática, e compromete-se conjuntamente com a triplicação necessária da capacidade instalada de energia renovável até 2030.
- Grupo de trabalho conjunto lançado entre a Cúpula do Clima da África e a COP28 para focar na transição energética justa e desbloquear o financiamento climático para acelerar o crescimento verde na África
- "Não precisamos esperar pelo balanço global para planejar nossa resposta ao balanço global."
- "Devemos estabelecer as bases agora ─ preparando-nos para a mais alta ambição possível nos resultados negociados
- "Devemos complementar o que for decidido dentro das negociações com uma agenda de ação igualmente poderosa fora das salas de negociação… no mundo real."
- "Primeiro, devemos reconhecer que o sistema energético do futuro não se construirá sozinho. Precisamos de todos os países, todas as regiões, todas as partes da sociedade, incluindo empresas, governos e ONGs, trabalhando juntos em solidariedade, em um esforço unificado para que isso aconteça."
- "O potencial da África como gigante em energia limpa é imenso. Desenvolver esse potencial exigirá vontade política, ambição visionária e muito capital".
- "E precisamos acabar com a retórica que coloca uma falsa divisão entre Norte e Sul ─ que diz que uma região tem todas as respostas, enquanto outra região não está preparada para contribuir. A verdade é que alguns países do Sul Global estão ditando o ritmo."
- "Aqui no Quênia, 80 por cento da eletricidade do país é fornecida por energia renovável ─ colocando esta nação de 50 milhões de pessoas a caminho de atingir a meta de transição para 100 por cento de energia limpa até 2030."
- "A África é rica em recursos de energia limpa – incluindo eólica, solar, hidrelétrica e geotérmica – dando-lhe um enorme potencial para crescimento de baixo carbono e desenvolvimento sustentável."
- O investimento em energia limpa na África representa apenas 2% do que é investido globalmente e menos de 10% dos US$ 120 bilhões por ano que é o requisito básico.
- "Como primeiro passo, a promessa de 100 bilhões de dólares há muito tempo aguardada precisa ser cumprida este ano."
- "Sabemos que a atual arquitetura financeira internacional não é adequada para o propósito. As IFIs e os BMDs não estão distribuindo financiamento concessional nem de longe com rapidez necessária."
- "Os Emirados Árabes Unidos implementaram mais de 12 bilhões de dólares em investimentos em projetos renováveis em toda a África por meio de parcerias públicas/privadas".
Presidente Designado da COP28, Dr. Sultan Al Jaber, conheceu S. Ex. William Ruto, Presidente da República do Quênia, juntamente com ministros da energia e líderes de outras nações africanas, no Fórum de Energia da África em Nairóbi, onde enfatizou a importância de tornar o financiamento climático mais disponível, acessível e possível para permitir que os países do continente alcancem seu potencial de energia limpa.
Em uma declaração conjunta com o Presidente Designado, o Presidente Ruto elogiou os Emirados Árabes Unidos, sua liderança e a Presidência da COP por seu apoio de longa data ao desenvolvimento sustentável e à ação climática. O Quênia e a COP28 promoverão em conjunto ações para triplicar a capacidade instalada de energia renovável até 2030 e cooperarão em políticas e escalonamento financeiro.
Um grupo de trabalho conjunto também foi lançado por meio da Cúpula do Clima da África e da COP28 para se concentrar em uma transição energética justa e desbloquear o financiamento climático para acelerar o crescimento verde na África.
Com recursos abundantes de energia limpa, incluindo fontes eólicas, solares, hidrelétricas e geotérmicas, e metais preciosos, a África "tem o potencial de emergir como um centro de energias renováveis e um importante motor do crescimento limpo para o mundo", disse o Presidente Designado. "Mas um grande obstáculo está no caminho. E isso é a falta de financiamento disponível e acessível."
O investimento em energia limpa na África representa apenas 2% do que é investido globalmente e menos de 10% dos 120 bilhões de dólares por ano que é o "requisito básico", disse o Dr. Al Jaber. "Precisamos ser sinceros sobre os problemas e determinados a resolvê-los", afirmou.
O Presidente Designado repetiu os apelos para que as nações desenvolvidas cumpram seu compromisso histórico de entregar US$ 100 bilhões por ano em financiamento climático para nações em desenvolvimento e reiterou a necessidade de reforma das instituições financeiras internacionais (IFIs) e dos bancos multilaterais de desenvolvimento (BMDs).
"Sabemos que a atual arquitetura financeira internacional não é adequada para o propósito. As IFIs e os BMDs não estão distribuindo financiamento concessionário com rapidez suficiente", disse ele. "A reforma é necessária com urgência" e, se isso não for possível a tempo, "devemos explorar novos mecanismos para reduzir o risco e expandir massivamente o fluxo de investimento privado para construir um pipeline de projetos de energia limpa sustentáveis e lucrativos".
A harmonização de padrões para mercados voluntários de carbono também pode ajudar a África a atrair capital, enquanto os países também devem considerar políticas e regulamentos de apoio para "ajudar a desenvolver um clima de investimento favorável para o setor privado", disse o Presidente Designado.
O Dr. Al Jaber saudou o sucesso do Quênia em fornecer 80% de sua eletricidade a partir de fontes de energia renovável. "Isso não aconteceu por acidente", disse ele. "Isso ocorreu porque políticas governamentais visionárias combinadas com investimentos inteligentes encontraram pessoas pragmáticas e empreendedoras. O Quênia será um campeão regional na tentativa de triplicar a capacidade de energia renovável até 2030, disse o Presidente Designado.
"O potencial da África como gigante em energia limpa é imenso", disse o Dr. Al Jaber. Desenvolver esse potencial exigirá vontade política, ambição visionária e muito capital. Parte disso já está acontecendo por meio de planos de transição energética baseados em evidências. O AFDB (Banco Africano de Desenvolvimento) está liderando soluções inovadoras de finanças públicas e privadas combinadas para expandir o crescimento limpo por meio da África 50. E os Emirados Árabes Unidos investiram mais de US $12 bilhões em projetos de desenvolvimento e energias renováveis em toda a África por meio de parcerias públicas/privadas."
Durante sua reunião com o Presidente Ruto, o Dr. Al Jaber discutiu os esforços de adaptação e mitigação, incluindo a transição para a energia verde e o plano de ação da COP28 que visa construir pontes que fomentam a colaboração entre o norte e o sul globais. O Presidente Designado também se reuniu com S. Ex. Davis Chirchir, Secretário de Estado do Quênia para a Energia e Petróleo, para discutir a necessidade de parcerias aceleradas em energia renovável, preparando a Cúpula Climática Africana, que será realizada em Nairóbi em Setembro, e a COP28UAE.
O Dr. Al Jaber também participou de mesa redonda ministerial sobre a transição energética, com a presença de ministros de mais de 15 nações, e participou de debate municipal com representantes da juventude, dos povos indígenas e da sociedade civil.
Em um dos destaques de sua visita, o Dr. Al Jaber conheceu jovens empreendedores sociais da M-KOPA, uma empresa que desenvolve produtos financeiros inovadores que estão ajudando empresas domésticas de tecnologia limpa a decolar.
Para consultas de mídia e solicitações de entrevistas, entre em contato com [email protected] Para obter notícias atualizadas sobre a COP28, siga-nos no Twitter @COP28_UAE
Notas aos Editores:
COP28 UAE:
- A COP28 EAU acontecerá na Expo City Dubai de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023. Espera-se que a Conferência convoque mais de 70.000 participantes, incluindo chefes de estado, funcionários do governo, líderes internacionais da indústria, representantes do setor privado, acadêmicos, especialistas, jovens e agentes não estatais.
- Conforme determinado pelo Acordo Climático de Paris, a COP28 EAU entregará o primeiro Global Stocktake – uma avaliação abrangente do progresso em relação às metas climáticas.
- Os Emirados Árabes Unidos liderarão um processo para que todas as partes concordem com um roteiro claro para acelerar o progresso por meio de uma transição energética global pragmática e uma abordagem "não deixe ninguém para trás" para a ação climática inclusiva.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2106516/COP28_UAE.jpg
FONTE COP28 UAE
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article