O mHealth Grand Tour da GSMA destaca como a tecnologia móvel pode ajudar a prevenir que 5 milhões de pessoas na UE desenvolvam diabetes
Desafio de ciclismo de Bruxelas a Barcelona demonstrará como a mHealth pode promover uma vida saudável e ajudar as pessoas com diabetes a viverem uma vida mais completa
BRUXELAS, 5 de setembro 2013 /PRNewswire/ -- O mHealth Grand Tour da GSMA, um desafio de ciclismo com duração de 13 dias de Bruxelas a Barcelona para aumentar a conscientização sobre a diabetes e apresentar o poder das soluções móveis de saúde (mHealth), começa hoje no Autoworld Museum no Parc Cinquantenaire, Bruxelas às 10:00 horas CET (Horário da Europa Central). O Tour está sendo apresentado em parceria com a Federação Internacional de Diabetes - Região Europa (IDF Europe), sob o patrocínio da Vice-Presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes.
"Existem 55 milhões de pessoas convivendo com a diabetes na Europa[1] e cerca de 10 por cento das despesas gerais anuais com cuidados com a saúde da EU estão sendo gastos com a diabetes[2]", disse Michael O'Hara,Executivo-Chefe de Marketing da GSMA. "A pesquisa da GSMA, desenvolvida em parceria com a PwC, já demonstrou que a mHealth pode salvar cinco milhões de pessoas na UE do risco de desenvolverem a diabetes até 2017.[3] O mHealth Grand Tour irá destacar como a tecnologia móvel pode apoiar a prevenção, diagnóstico e tratamento da diabetes, através do aumento do alcance e acessibilidade dos serviços de cuidados com a saúde, cortando o custo dos cuidados e minimizando o impacto da doença na vida das pessoas".
Um elemento chave do mHealth Grand Tour é um estudo observacional, o primeiro de sua classe, elaborado pelo Professor Michael Trenell, Investigador Sênior e Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Saúde (NIHR), MoveLab, Universidade de Newcastle, sobre os efeitos dos exercícios de resistência de vários dias nos níveis de glicose no sangue usando dados capturados e transmitidos por tecnologia sem fio através de uma solução mHealth de fornecedores múltiplos. A solução irá acompanhar a saúde e os dados do desempenho no ciclismo de atletas de elite e sub-elite com diabetes tipo 1, bem como de ciclistas sem diabetes.
"Um estilo de vida fisicamente ativo é vital da controlar todos os tipos de diabetes mas, mesmo assim, há muito poucas pesquisas publicadas sobre a fisiologia de como isto funciona", comentou o Professor Trenell. "O mHealth Grand Tour proporciona uma oportunidade única e inestimável de se conduzir uma pesquisa usando um aplicativo mHealth inovador que funciona sem fio, sem intrusão no desempenho do ciclista. Comparando os dados dos três grupos de atletas, esperamos reunir informações que irão beneficiar todas as pessoas com diabetes e aquelas que correm o risco de desenvolverem a doença".
Para o estudo observacional, os ciclistas irão usar um monitor contínuo de glicose Dexcom e os sensores nos computadores de suas bicicletas irão transmitir as estatísticas através do protocolo ANT+ para aparelhos móveis Sony, permitindo que os ciclistas possam acompanhar seu próprio progresso. Os sensores também transmitem as estatísticas para um módulo da HMM que faz parte de uma solução completa da Orange que, por sua vez, os envia através de banda larga móvel para um Web Site ao vivo e para a nuvem para serem baixados posteriormente pela equipe do estudo observacional. O Web Site terá um portal de visualização de dados da McCann Health para acompanhamento das estatísticas dos ciclistas e um portal de localização geográfica da Orange, para acompanhar o progresso dos ciclistas. Todas as tecnologias de banda larga móvel na solução cumprem com as orientações de interoperabilidade da Continua Health Alliance.
"As pessoas que convivem com a diabetes podem alcançar qualquer objetivo que as pessoas sem diabetes alcançam", disse Jake Leach, Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Dexcom. "Soluções mHealth completas, que começam com sensores, fornecem feedback sobre o paciente e chegam à caixa de entrada do médico, fazem com que os objetivos de saúde sejam alcançáveis e seguros. Os parceiros do mHealth Grand Tour projetaram a solução técnica para ser aplicável imediatamente a este tipo de cenário clínico".
As parceiras do mHealth Grand Tour são ANT+, Dexcom, Etisalat, HMM, McCann Health, Orange, Sony Mobile e u-blox. As equipes oficiais incluem Equipe BG, Equipe Etisalat, Equipe Fira-Sodexo, Equipe GSMA, Equipe Novo Nordisk e Equipe u-blox. Outras organizações que estão se unindo à GSMA e à Federação Internacional de Diabetes - Região Europa (IDF Europe) para ajudar a aumentar a conscientização sobre o tratamento, prevenção e pesquisas sobre a diabetes, incluem a A&D Medical, Barcelona Business Pass, Carmichael Training Systems, Associação Catalã de Diabetes (Catalan Diabetes Association), Continua Health Alliance, Diabetes Croatia, Diabetes Germany, EHTEL, Enterprise Ireland, Federação Europeia de Associações de Enfermeiros (EFN - European Federation of Nurses Associations), Sociedade Internacional de Telemedicina e Telessaúde (IsfTeH - International Society for Telemedicine & eHealth), The King's Fund, Medtech Europe, mHIMSS Europe, Mobile World Capital Barcelona, Roche, tag-a-bag, TicSalut e TORQ.
O mHealth Grand Tour da GSMA começa em Bruxelas em 5 de setembro de 2013 e termina em Barcelona, depois de 2.100 km e 22.000 metros de subidas, em 18 de setembro de 2013. O mHealth Grand Tour foi concebido como uma maneira de reunir todas as organizações envolvidas: companhias farmacêuticas, operadoras de serviços móveis, fornecedores de cuidados com a saúde, companhias de tecnologia, pacientes, profissionais do setor de saúde e governos, para dividir experiências, aumentar a conscientização sobre a diabetes e seus desafios, demonstrar o potencial da mHealth como parte da solução e angariar fundos para pesquisas e instituições beneficentes da diabetes.
A GSMA também realizará em 5 de setembro seu evento Mobile 360-Europe em Bruxelas, que irá investigar como políticas públicas inteligentes podem maximizar o potencial das redes, tecnologias e serviços móveis antes do lançamento do Plano de Mercado Único de Telecomunicações para a UE. O evento fará uma Apresentação de Vida Conectada para demonstrar o impacto positivo da tecnologia móvel por uma série de setores da indústria. Para mais detalhes, visite o endereço www.mobile360series.com/europe/.
Notas
[1] International Diabetes Federation - (Federação Internacional de Diabetes)
[2] OECD Health at a glance: Europe 2012 - (OECD Saúde em um relance: Europa 2012)
[3] Socio-economic impact of mHealth: An assessment report for the European Union, GSMA-PwC, June 2013 - Impacto sócio-econômico da mHealth: Relatório de avaliação para a União Europeia, GSMA-PwC, Junho de 2013
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses de operadoras de serviços móveis em todo o mundo. Abrangendo mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de serviços móveis do mundo, com mais de 230 companhias do mais amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de aparelhos, companhias de software, fornecedores de equipamentos e companhias de Internet, bem como organizações de setores da indústria tais como serviços financeiros, cuidados com a saúde, mídia, transporte e serviços públicos. A GSMA também organiza eventos líderes no setor, como o Mobile World Congress (Congresso Mundial de Telefonia Móvel) e a Mobile Asia Expo (Exposição de Telefonia Móvel da Ásia).
Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA no endereço www.gsma.com ou o Mobile World Live, o portal on-line para o setor de comunicações móveis, no endereço www.mobileworldlive.com.
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article