NT Expo: Aprovação de projetos pode aumentar o potencial da indústria ferroviária
SÃO PAULO, 6 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- A indústria ferroviária vive um momento de maturação no qual a palavra de ordem é cautela. A opinião é do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate. Para ele, o setor passou por uma contenção devido ao período eleitoral e a consequente espera por definições em termos de infraestrutura logística e renovação de equipamentos. Cenário político definido, a indústria reaquece com a expectativa de que os projetos em prol da produtividade e competitividade sejam executados. O setor deve fechar o ano com o faturamento de R$ 5 bilhões, R$ 500 milhões a mais do que em 2013.
Para os próximos anos, a projeção da Abifer é que mais de 90 bilhões sejam destinados ao setor ferroviário, que prevê a construção de 11.500 quilômetros de ferrovias, além da modernização e duplicação das malhas existentes, que juntas vão somar mais de 39 mil quilômetros até 2025.
Além da concepção da rede ferroviária, Abate destaca a importância da substituição da frota atual, em operação há mais de 40 anos. São 40.700 vagões e 1.400 locomotivas que precisam ser trocados para poder percorrer as novas vias. De acordo com Abate, a indústria poderia ganhar 40% em produtividade se utilizasse equipamentos mais modernos. Para atender esta demanda, a entidade criou em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) uma proposta para a Renovação da Frota, que prevê a aplicação de investimentos por parte das concessionárias em novas composições. "Estamos confiantes que este plano possa ser aprovado ainda este ano, o que traria muitos beneficios para toda a cadeia, como a constância das encomendas do mercado", comenta o presidente.
Cadeia aquecida - Outra vantagem da iniciativa está nas soluções tecnológicas desenvolvidas pelos fabricantes. O desempenho dos vagões modernos permitem uma descarga rápida e maior capacidade. Por exemplo, uma composição obsoleta, com capacidade para 80 toneladas, pode ser substituída por um vagão que carrega de 100 a 128 toneladas. Uma descarga que antes levava 45 minutos, hoje pode ser feita em 60 segundos.
Ações como estas serão discutidas durante a NT Expo, principal encontro metroferroviário latino americano, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Os interessados em visitar a feira podem realizar seu credenciamento pelo site.
Atendimento à Imprensa:
Vivian Giuzio
[email protected]
Conteúdo Empresarial (13) 3304-7437/ (13) 3304-7438
FONTE NT Expo
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article