Novas possibilidades na luta contra o câncer de pâncreas
ZUG, Suíça, 19 de dezembro de 2014 /PRNewswire/ -- A extensão da licença no contrato entre a AmVac e o Centro Helmholtz para o adjuvante Malp-2 oferece potencial sustentável para pacientes, médicos e para a pesquisa médica e farmacêutica.
Um marco graças à extensão da licença
A licença do Malp-2 foi ampliada com sucesso em novembro de 2014. Esse adjuvante agora pode ser usado, pela primeira vez, para todos os fins terapêuticos e preventivos como, por exemplo, nos casos de câncer, principalmente o câncer de pâncreas, o que significa um novo passo na história de sucesso do Malp-2. O adjuvante já foi combinado com várias vacinas na fase pré-clínica, o que permitiu a redução da dose da vacina e o aumento de sua eficácia.
Agora foi criada uma situação benéfica para todos: a pessoa que recebe a vacina recebe um benefício dobrado e o fabricante tem uma redução considerável nos custos. E, graças ao exclusivo acordo de licença celebrado com o Centro Helmholtz para Pesquisa de Infecções em Braunschweig, a AmVac poderá aumentar significativamente o âmbito de aplicação do Malp-2. O foco é o tratamento de certos tipos de câncer, como o câncer de pâncreas, para os quais o medicamento oferece oportunidades promissoras. O Malp-2 pode ser usado de maneira isolada ou em conjunto com outros medicamentos.
Estudo mostra que o Malp-2 pode prolongar a vida de pacientes com câncer
Um estudo realizado em 2007 no Hospital Universitário de Heidelberg mostrou que o Malp-2 pode gerar novas possibilidades. O estudo foi desenvolvido, em primeiro lugar, para demonstrar o uso seguro do Malp-2 em pacientes com câncer de pâncreas e, em segundo lugar, para confirmar as indicações iniciais relativas à sua eficácia contra o câncer. Ficou comprovado que o Malp-2 pode ser usado com segurança em pessoas e que ele prolonga consideravelmente a sobrevida dos pacientes. Os resultados iniciais indicam uma ativação eficaz do sistema imunológico do corpo, que é direcionado ao tecido cancerígeno. Normalmente, esse processo é eliminado de maneira ativa pelo câncer.
Para mais informações sobre o Malp-2 e seu uso, acesse o site do Professor Peter Mühlradt em http://malp-research.de/index.html.
O próximo passo no desenvolvimento é um estudo clínico de fase II, que envolverá a detecção precisa da eficácia do adjuvante, dependendo da dose, e o esclarecimento do mecanismo de ação do Malp-2 contra o câncer. Graças à extensão da licença, o potencial da AmVac AG também deve aumentar consideravelmente. "Com tantas opções, podemos fortalecer significativamente nossa linha de produtos e ampliar bastante o alcance de aplicação", afirmou Melinda Karpati, diretora geral da AmVac. Outro sinal positivo é o fato de que, segundo o acordo de licença, o Helmholtz Institute aumentará sua participação acionária na AmVac.
Tumor persistente
O adenocarcinoma de pâncreas e suas variantes é um dos tipos mais comuns de tumores malignos. Adenocarcinoma é o nome dado a tumores malignos formados com tecido glandular. Com uma taxa de 18.000 a 100.000 novos casos por ano, é o terceiro câncer mais comum do aparelho digestivo. O câncer de pâncreas representa cerca de 3 por cento de todos os casos de câncer na Alemanha e é o nono tipo de câncer mais comum em homens e o sétimo em mulheres. Na Suíça, cerca de 1.100 pessoas são diagnosticadas com câncer de pâncreas a cada ano, o que também representa aproximadamente 3 por cento de todos os cânceres. O que impressiona é a alta taxa de mortalidade: na Europa, esse tipo de câncer ocupa do quarto ao sétimo lugar, dependendo do país.
O que é Malp-2?
Malp-2 é o que se conhece como medicamento prospectivo. É uma pequena molécula que possui uma parte de lipídeo e uma parte de peptídeo. A atividade do Malp-2 foi descoberta por acaso em culturas de células contaminadas com micoplasmas. Os micoplasmas são bactérias minúsculas; antigamente, acreditava-se que os micoplasmas eram vírus, pois eles atravessam os filtros que retêm as bactérias.
O Malp-2 funciona da seguinte maneira: temos um sistema imunológico "inato" e "adaptativo", com memória de doenças que já foram superadas com sucesso, por exemplo. O sistema imunológico inato é formado, entre outras coisas, por fagócitos, inclusive macrófagos. O sistema imunológico adaptativo é composto por outros glóbulos brancos, os linfócitos. Os macrófagos e as células dendríticas (que monitoram o sistema imunológico) trabalham juntos por meio de mensageiros e contato celular com os linfócitos. Em ratos, o Malp-2 aumentou a produção de anticorpos e acelerou a cura de feridas crônicas em ratos obesos. Esses animais desenvolvem diabetes e, para eles, é tão difícil curar uma ferida como para os humanos. Além disso, o Malp-2 foi injetado em humanos durante a cirurgia, em tumores considerados inoperáveis. Dessa forma, ficou comprovado que é possível prolongar a sobrevida de pacientes com câncer de pâncreas.
Sobre a AmVac
A AmVac é uma empresa biofarmacêutica que desenvolve e comercializa vacinas inovadoras. A AmVac possui sede em Zug, na Suíça, laboratórios de pesquisa na Alemanha e na Itália e uma unidade de produção na Hungria. Essa empresa internacional confia na experiência de especialistas europeus líderes em sua área.
O portfólio atual da empresa inclui cinco candidatos a vacinas e três tecnologias de plataforma – Gynevac, Sendai e Malp – licenciadas por um parceiro húngaro e pelos principais institutos alemães do Helmholtz- und Max-Planck-Gesellschaft.
O Gynevac é o principal produto da AmVac e já foi aprovado para indicações e regiões seletas. Atualmente é desenvolvido para o tratamento de doenças urogenitais especialmente frequentes. Graças ao seu incomparável perfil de segurança, pela primeira vez foi possível oferecer um tratamento eficaz, praticamente sem efeitos colaterais, ou a prevenção do aumento benigno da próstata, da inflamação da próstata, da vaginite bacteriana e da infecção por trichomonas.
Contato
Marie-Christine Kopkow, presidente do conselho
Tel.: +41 (41) 7253230, e-mail: [email protected]
AmVac AG, Metallstrasse 4, 6300 Zug, Suíça
http://www.amvac.eu
To view the original version on PR Newswire, visit:http://www.prnewswire.com/news-releases/novas-possibilidades-na-luta-contra-o-cancer-de-pancreas-300011509.html
FONTE AmVac AG
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article