IASP patrocina Ano Mundial contra a Dor Aguda
A iniciativa promove uma melhor gestão da dor por meio da educação e mais conhecimento por parte do público
SEATTLE, 18 de outubro /PRNewswire/ -- O Ano Mundial contra a Dor Aguda começa hoje e vai se concentrar em uma dor que é geralmente subestimada, pouco tratada e afeta a maioria das pessoas ao longo da vida. Com o patrocínio da Sociedade Internacional para o Estudo da Dor (IASP, sua sigla em inglês), a campanha, que vai durar doze meses, foca na educação para os profissionais do setor de saúde e líderes de governos, assim como no aumento do conhecimento do público sobre o tema para contribuir para a redução da lacuna entre o conhecimento e a tecnologia disponíveis para o controle da dor e as formas atuais de gestão da dor.
A dor aguda é o motivo mais frequente para os atendimentos na emergência e é também uma queixa comum nos pacientes de médicos de clínica geral e médicos de família. A dor aguda vem frequentemente associada a uma doença, a um parto, acidentes esportivos e cirurgias. Apesar dos avanços significativos nas pesquisas sobre a dor nas últimas décadas, práticas inadequadas para controle da dor ainda são a regra. Segundo os especialistas, se a dor aguda não for controlada, pode resultar em períodos prolongados de internação e se tornar crônica.
"Nossa esperança é que os pesquisadores, profissionais do setor de saúde e membros de governos de todo o mundo se unam a nós e participem do nosso trabalho para melhorar a educação e aumentar o conhecimento geral sobre a gestão da dor aguda", disse Eija A. Kalso, presidente da IASP (Finlândia). A campanha de 2010-2011, cujo tema é "Prevenir, Avaliar, Aliviar", tem como objetivo melhorar a gestão da dor aguda em âmbito mundial. Sob a direção dos especialistas em dor, os médicos Edmund Neugebauer (Alemanha), Tim Brennan (EUA), Henrik Kehlet (Dinamarca), e Stephan Schug (Austrália), e de membros da força-tarefa global da IASP, a iniciativa vai mobilizar os 7.500 membros da IASP e 85 capítulos nacionais e criar parcerias com outras organizações de modo a:
- Divulgar informações sobre a dor aguda em todo o mundo
- Educar os pesquisadores que estudam a dor, assim como profissionais do setor de saúde que entram em contato direto com a dor aguda nas suas interações com os pacientes
- Aumentar o conhecimento sobre a dor aguda entre os membros de governos, da mídia e o público em geral, em todo o mundo
- Encorajar líderes de governos, instituições de pesquisa, e outros grupos a apoiar políticas que resultem em um melhor tratamento para a dor nas pessoas com dor aguda
A IASP publicou várias fichas de informação para clínicos e profissionais da saúde com tópicos específicos relacionados à dor aguda, tais como a definição do problema e o impacto da dor aguda, vantagens e obstáculos para uma melhor gestão da dor aguda, evidência de suporte para medicamentos para dor aguda, lacunas entre as evidências e a prática, mecanismos da dor aguda e formas para implementar mudanças. As fichas de informação serão traduzidas para vários idiomas e poderão ser baixadas de graça no web site da IASP. Durante o ano, outras fichas de informação sobre vários aspectos da dor aguda serão acrescentadas ao web site, e várias edições do boletim informativo da IASP, Pain: Clinical Updates, vão explorar os tópicos dos debates atuais sobre a dor aguda. A associação e seus capítulos vão também patrocinar reuniões, simpósios, workshops sobre dor, entrevistas para a mídia, publicações, e farão outros esforços para promover a educação sobre questões relativas à dor aguda.
Sobre a IASP: A IASP reúne cientistas, clínicos, provedores de serviços de saúde e responsáveis pela criação de políticas para estimular e apoiar o estudo da dor e traduzir esse conhecimento em melhores tratamentos e alívio da dor em todo o mundo. A IASP realiza a cada dois anos o Congresso Mundial sobre a Dor, oferece subsídios, patrocina simpósios e programas para apoiar a pesquisa sobre a dor, e publica livros e um periódico científico chamado PAIN® (DOR). A IASP é uma organização internacional sem fins lucrativos com sede em Seattle, EUA, e é reconhecida como uma ONG pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na terceira segunda-feira de outubro, a IASP inicia uma campanha anual do Ano Mundial para aumentar o conhecimento sobre os diferentes aspectos da dor. Para mais informações, visite: www.iasp-pain.org/GlobalYear/Acute.
FONTE International Association for the Study of Pain
FONTE International Association for the Study of Pain
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article