GSMA anuncia que as conexões globais de Banda Larga Móvel HSPA ultrapassaram 400 milhões
Conexões LTE alcançarão 300 milhões em 2015
BARCELONA, Espanha, 14 de fevereiro de 2011 /PRNewswire/ -- A GSMA anunciou hoje que as conexões de Banda Larga Móvel HSPA têm aumentado 100 por cento ano a ano, ultrapassando as 400 milhões globalmente, de acordo com os números da Wireless Intelligence. Agora há mais de 17 milhões conexões HSPA sendo acrescentadas a cada mês em todo o mundo, em comparação a cerca de 9 milhões por mês no mesmo período no ano passado. A LTE, a tecnologia de Banda Larga Móvel de última geração, também está pronta para experimentar um rápido crescimento nos próximos anos, aumentando de 4,2 milhões de conexões em 24 países no final deste ano para quase 300 milhões de conexões em 55 países em 2015.
"Nos últimos 12 meses, operadoras de todo mundo investiram mais de US$70 bilhões* nas atualizações de infraestrutura e rede de Banda Larga Móvel, direcionando o momento forte da HSPA e pavimentando o caminho para a LTE ganhar tração de verdade", disse Michael O'Hara, diretor de Marketing da GSMA. "A HSPA alcançou grande sucesso desde a primeira vez em que foi instalada em 2005, e é a tecnologia sem fio de mais rápido crescimento até hoje. O ano de 2011 está também pronto para ser o ponto de inflexão para a LTE, com instalações de redes em 24 países e disponibilidade comercial dos primeiros telefones inteligentes e tabletes com base na LTE impulsionando mais de quatro milhões de conexões."
O rápido crescimento de Banda Larga Móvel é impulsionado pela demanda pelos mais recentes dispositivos, aplicativos e serviços, e permite aos usuários acessar qualquer tipo do conteúdo em movimento. A Banda Larga Móvel também facilitará uma ampla variedade de benefícios sócio-econômicos, especialmente em países onde não há infraestrutura de banda larga de linhas fixas, que impulsionará a educação, melhorará os serviços de saúde, aumentará o comércio e incrementará a inovação.
A LTE está pronta para apresentar a maioria das redes de banda larga fixas com melhor qualidade ao disponibilizar uma conectividade muito rápida e altamente responsiva com taxas de pico de velocidades de até 100Mbps. Entretanto, para a LTE alcançar o mesmo sucesso da HSPA, os governos precisam assegurar que os espectros adequados sejam lançados de maneira harmonizada e no tempo exato. Isto permitirá à LTE gerar uma vasta economia de escala, empurrando para baixo o custo dos equipamentos e dos handsets. O espectro mais adequado para a LTE inclui a banda 2,5-2,6GHz, que foi identificado globalmente pela ITU como a 'banda de extensão 3G' e 'espectro de dividendo digital' na banda de 700-800MHz, libertando-se da transição para a televisão digital.
Enquanto as operadoras esperam que os espectros para a LTE sejam lançados, muitos continuarão a usar HSPA como sua principal tecnologia de Banda Larga Móvel. Mais de 2.900 dispositivos de 200 fornecedores suportam a HSPA e agora há 341 redes HSPA ao vivo em 132 países em todo o mundo. Mais ainda, a HSPA é uma tecnologia altamente capaz e de custo adequado que pode ser atualizado para HSPA+, permitindo picos de velocidades entre 21Mbps e 42Mbps. Com espectro adicional, a HSPA+ pode até mesmo ser alcançado picos de velocidades de 84Mbps. Atualmente há 76 redes HSPA+ instaladas em 43 países com 52 redes subsequentes planejadas mundialmente, de acordo com a Wireless Intelligence.
A empresa de pesquisa da indústria prevê ainda que a LTE provavelmente experimentará seu mais rápido crescimento a partir de 2012, quando a maioria das operadoras lançar suas redes e a Voz sobre LTE (VoLTE) tornar-se disponível. A GSMA está liderando uma pressão ampla da indústria para estabelecer a VoLTE como uma abordagem unificada para disponibililzação de comunicações de voz e serviços enriquecidos tais como videotelefonia sobre LTE. Juntamente com a Verizon, a Alcatel-Lucent, a Ericsson, a LG e a Samsung, a GSMA estará mostrando este progresso no Congresso Mundial Móvel incluindo demonstrações ao vivo da VoLTE usando telefones inteligentes LTE sobre redes de demonstração que alavancam componentes comerciais IMS/LTE.
"Uma tremenda quantidade do trabalho feita pelo Verizon e seus parceiros resultou na primeira rede comercial de chamada VoLTE bem-sucedida na semana passada", comentou Tony Melone, diretor de Tecnologia da Verizon. "Este Momentum será acelerado esta semana com a GSMA à medida que continuamos no caminho de dar aos clientes a melhor experiência de chamada e fazer da VoLTE o padrão de voz sobre LTE e a realidade comercial no próximo ano."
O Momentum para a VoLTE será demonstrado na sequência do evento de teste de interoperabilidade apoiado pela GSMA em setembro de 2011. O evento está sendo coordenado pela MSF, uma divisão da indústria que desenvolve testes de especificações para redes de multi-serviços de última geração, e organizado pela Vodafone e pela China Mobile, duas das maiores operadoras mundiais, no centro de testes da Vodafone em Dusseldorf e no laboratório de pesquisas da China Mobile em Pequim.
*A previsão do Deutsche Bank para 2010 sobre Banda Larga Móvel CAPEX cobre gastos com tecnologias incluindo HSPA/HSPA+, WCDMA e EVDO/CDMA.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses do segmento de comunicações móveis. Espalhado por 219 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadores móveis mundiais, assim como mais de 200 companhias no ecossistema móvel mais abrangente, incluindo fabricantes de handset, empresas de software, fornecedores de equipamentos, empresas de Internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA está concentrada na inovação, incubação e criação de novas oportunidades para seus filiados, sempre com a finalidade de incentivar o crescimento do segmento de comunicações móveis.
Para mais informações, por favor, visite Mobile World Live, o novo portal on-line para o segmento de comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com ou no website corporativo da GSMA em www.gsmworld.com.
FONTE: GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article