GSMA Anuncia Nova Iniciativa Voltada à Privacidade de Aplicativos Móveis
Operadoras móveis começam a implementar diretrizes de design de privacidade para aplicativos móveis
BARCELONA, Espanha, 27 de fevereiro de 2012 /PRNewswire/ -- Mobile World Congress -- A GSMA, com o apoio das principais operadoras de comunicações móveis da Europa e subsequente consulta a todo o ecossistema móvel mais amplo, publicou um conjunto de Diretrizes de Design de Privacidade para o Desenvolvimento de Aplicações Móveis. As diretrizes visam dar a usuários melhor transparência, escolha e controle sobre como aplicativos usam suas informações pessoais. Operadoras de serviços móveis da Europa implementarão estas diretrizes para aplicações próprias de suas marcas.
"A mobilidade se tornou uma ferramenta incrivelmente importante e influente para pessoas de todo o mundo, independente da idade ou geografia", disse Anne Bouverot, diretora geral da GSMA. "Entretanto, com este crescente uso vem significativas questões de privacidade quanto à capacidade de usuários móveis em exercitarem a escolha e o controle sobre o uso de suas informações pessoais. A publicação e implementação das Diretrizes de Design de Privacidade para Desenvolvimento de Aplicações Móveis vão ajudar a preservar a fé e a confiança dos usuários, à medida em que navegam neste novo mundo das aplicações".
A GSMA está empenhada em trabalhar com participantes de todo o ecossistema móvel – para ajudar a estabelecer experiências de privacidade efetivas e consistentes para usuários móveis – e para assegurar que a privacidade seja um aspecto fundamental para todos os serviços móveis. Estas diretrizes aproveitam os Principios da Privacidade Móvel, apresentados no ano passado, e descrevem a maneira como a privacidade dos consumidores deveria ser respeitada e protegida quando de seu uso de aplicações e serviços móveis que acessam, usam ou coletam suas informações pessoais.
Operadoras de serviços móveis da Europa, incluindo Deutsche Telekom, France Telecom - Orange, Telecom Italia, Telefonica, Telekom Austria Group, Telenor Group, TeliaSonera e Vodafone estão agora começando a implementar estas diretrizes para sua próprias aplicações operadas por suas marcas. É esperado que outras partes do ecossistema móvel seguirão o caminho das operadoras móveis e avaliarão como eles poderiam adotar estas diretrizes.
"Proteger os dados de nossos clientes é de fundamental importancia para a Orange e nós apoiamos integralmente esta iniciativa que claramente põe as necessidades de privacidade dos clientes à frente de tudo", disse Jean-Marie Culpin, diretor de grupo de Marketing da Orange. Ele continuou: "Como mais e mais de nossos clientes colhem os benefícios que a era digital tem a oferecer, a Orange está aqui não somente para oferecer estas oportunidades, mas para apoiar, guiar e protegê-los nesta jornada de descoberta".
"A privacidade do cliente é uma prioridade para a Telecom Italia, e desde a adoção dos Principios Móveis da GSMA, nós temos ativamente trabalhado com a mais ampla comunidade para desenvolver as Diretrizes de Design de Privacidade para Desenvolvimento de Aplicações Móveis" disse Franco Bernabe, presidente e CEO do Grupo Telecom Italia e presidente da GSMA. "A adoção destas diretrizes é um ponto de partida para definir um ecossistema inteiro no qual operadoras de redes móveis, revendedoras, participantes do primeiro time e terceiros colaborem para uma abordagem única de privacidade global".
"A confiança e fé dos clientes em nossos serviços móveis são fundamentais para nossos negócios. Assim, o Grupo Telekom Austria apoia as Diretrizes para Desenvolvedores de Aplicações e está inteiramente empenhado em implementar esta iniciativa", disse Hannes Ametsreiter, CEO do Grupo Telekom Austria.
"O Telenor participou do trabalho com os Principios de Privacidade GSMA, que foram lançados pela GSMA em janeiro do ano passado, e esteve, como uma continuação natural disto, envolvida no trabalho com Privacidade pelas Diretrizes de Design para Aplicações Móveis", disse said Kjetil Rognsvag, diretor de grupo de Privacidade do Grupo Telenor. "O Telenor acredita que é necessário, no cada vez mais global mercado das aplicações, fazer o melhor para salvaguardar as utilizações de nossos clientes e assim também nosso próprio negócio. As diretrizes são um passo nesta direção e o Telenor já começou a implementá-las em nossa organização".
"De modo a manter o forte crescimento tanto em vendas quanto em popularidade de aplicações móveis, os clientes precisam estar confiantes de que sua privacidade está protegida quando eles usam estas aplicações", disse Stephen Deadman, diretor de grupo de Privacidade da Vodafone. "Esta é a responsabilidade da totalidade do setor de comunicações móveis e estas diretrizes estabelecem um importante padrão para definição do que os consumidores deveriam esperar de seus aplicativos".
As Diretrizes de Design de Privacidade de Aplicativos Móveis são dirigidas a todos aqueles da cadeia de fornecimento de aplicativos ou serviços móveis que são responsáveis pela coleta e processamento de informações pessoais sobre usuários móveis, incluindo desenvolvedores, fabricantes de aparelhos, empresas OS, operadoras móveis, anunciantes e empresas de análise. As diretrizes incentivam o desenvolvimento, oferta e operação de aplicativos móveis que colocam os usuários em primeiro lugar e os ajudam a entender quais informações pessoais um aplicativo móvel pode acessar, coletar e usar; que informações serão usadas e para quê e como usuários podem exercitar escolha e controle sobre este uso.
"As Diretrizes de Privacidade que estão sendo implementadas agora são um primeiro passo importante, mas para operar uma verdadeira mudança, há necessidade de uma estreita colaboração entre o setor móvel, setor da internet, sociedade civil e reguladores", continuou Bouverot. "O anúncio de hoje é um bom primeiro passo no estabelecimento de melhores práticas para nossa indústria. Nós incentivamos um diálogo ativo e amplo suporte destas diretrizes ao longo de todo o ecossistema para assegurar que ofereçamos um ambiente seguro que respeita a privacidade de nossos consumidores de serviços móveis".
Para uma cópia das Diretrizes de Design de Privacidade da GSMA, favor visitar http://www.gsma.com/Mobile-Privacy-Design-Guidelines.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses de operadoras móveis de todo o mundo. Abrangendo mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 das operadoras móveis do mundo, como também mais de 200 empresas do ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de aparelhos, empresas de software, fornecedores de equipamentos, empresas de internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA também produz eventos líderes da indústria como o Mobile World Congress e o Mobile Asia Expo.
Para mais informações, favor visitar o site corporativo da GSMA em www.gsma.com ou Mobile World Live, o portal online para a indústria das comunicações móveis em www.mobileworldlive.com
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article