Graetzel vence o primeiro prêmio de energia renovável da Universidade de Louisville
LOUISVILLE, Kentucky, 20 de novembro 2013 /PRNewswire/ -- O químico suíço Michael Graetzel, conhecido pela descoberta de uma nova célula solar cuja produção é mais fácil e menos custosa que as células a base de silício, recebeu o primeiro prêmio Leigh Ann Conn de energia renovável da Universidade de Louisville, no valor de US$ 50.000.
Graetzel, professor e diretor do Laboratório de Fotônica e Interfaces da Escola Politécnica Federal de Lausanne, é reconhecido por combinar nanociência com fotoconversão ao desenvolver uma célula solar sensibilizada por corante conhecida como célula de Graetzel.
Suas células transformam a luz solar em eletricidade ao usar materiais abundantes na natureza, cuja eficiência se aproxima de células de película fina a base de silício, com custos de produção consideravelmente mais baixos. A produção em massa das células começou em 2009.
Graetzel, um dos químicos mais citados no mundo todo, possui mais de 50 patentes e já escreveu dois livros e 1.200 publicações. Seus conceitos deram origem a centenas de grupos de pesquisa e muitas conferências.
Na próxima primavera, ele irá a Louisville para dar uma palestra pública sobre seu trabalho vencedor e para receber o prêmio Conn e a medalha correspondente, que reconhecem as incríveis ideias e conquistas em energia renovável, com impacto global comprovado.
"O Dr. Graetzel é líder internacional em tornar a energia solar mais eficiente, mais prática e mais acessível. Valorizamos sua pesquisa e estamos orgulhosos por ele ser o primeiro vencedor do prêmio Leigh Ann Conn", afirmou James Ramsey, presidente da Universidade de Louisville, que concederá o prêmio.
O prêmio, administrado pelo Centro Conn de Pesquisa sobre Energia Renovável (Conn Center for Renewable Energy Research) da Universidade de Louisville, recebeu esse nome em homenagem à filha já falecida de Hank e Rebecca Conn, que apoiam o centro e são benfeitores do prêmio.
"Reconhecer as inovações em energia renovável de calibre tão alto é uma ótima forma de homenagear Leigh Ann", afirmou Hank Conn. "Estamos emocionados porque a ciência é comprovada e é transmitida para o mundo. A escolha de Michael Graetzel reflete o trabalho realizado no Centro Conn e reforça tudo pelo que lutamos nos últimos cinco anos. Ela ficaria orgulhosa."
As indicações ao prêmio de 2014 serão recebidas de 1o de janeiro a 1o de junho. Uma foto da Graetzel está disponível para download aqui.
FONTE University of Louisville
FONTE University of Louisville
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article