Especialistas discutem a eliminação de exclusões no controle do câncer até 2025
CIDADE DO CABO, África do Sul, 19 de novembro de 2013 /PRNewswire/ -- Autoridades das Nações Unidas (ONU), ministros da Saúde e lideranças internacionais se reuniram pela primeira vez na África, para discutir o crescente peso do câncer no mundo, durante a "Cúpula de Líderes Mundiais sobre o Câncer" (WCLS -- World Cancer Leaders' Summit), realizado hoje no edifício "City Hall" da Cidade do Cabo.
Organizado pela União para o Controle Internacional do Câncer (UICC -- Union for International Cancer Control) e sediado pela Associação do Câncer da África do Sul (CANSA -- Cancer Association of South Africa), o evento é um fórum importante para se buscar uma resposta mundial coordenada, em múltiplos níveis, à escalada da epidemia de câncer em países de renda baixa ou média (LMICs -- low and middle income countries) e assegurar que o controle do câncer seja inteiramente reconhecido nas políticas de saúde e de desenvolvimento mundiais.
A WCLS representa uma resposta significativa da comunidade mundial de combate ao câncer ao recente compromisso assumido pela ONU de cumprir um objetivo global de reduzir mortes prematuras, causadas por doenças não comunicáveis (DNCs), em 25% até 2025.
"O tema da cúpula deste ano é 'Eliminando as Exclusões no Controle do Câncer até 2025' ('Closing the Cancer Divide by 2025'), que destaca a necessidade urgente de enfrentar as disparidades gritantes no controle do câncer dentro e além de fronteiras nacionais, internacionais e regionais", disse a presidente da União para o Controle Internacional do Câncer (UICC), professora Mary Gospodarowicz. "É particularmente significativo o fato de estarmos na África, hoje, uma região que presencia um aumento avassalador em incidência de câncer e de mortes", declarou.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer será diagnosticado em mais de 12 milhões de pessoas no mundo neste ano e, dessa população, aproximadamente oito milhões irão morrer. Frequentemente interpretada, erroneamente, como uma doença de populações ricas e desenvolvidas, a verdade é que mais de 70% das mortes por câncer ocorrem, realmente, em países de renda baixa ou média (LMICs). E sem uma ação sustentável, a incidência de câncer deve aumentar, segundo as projeções, em 70% nos países de renda média e 82% nos países de renda baixa, até 2030. [i]
A CEO da CANSA e sobrevivente do câncer Sue Janse Van Rensburg explicou a importância de se assegurar melhor acesso, melhor divulgação de informações e de se ter mais dados disponíveis para se controlar o câncer de uma maneira mais eficaz. "Precisávamos desse evento muito importante para criar maior conscientização, especialmente entre os líderes mundiais, sobre o controle do câncer na África", afirmou.
Zoleka Mandela, sobrevivente do câncer e defensora do combate à doença, participou da Cúpula e destacou a importância da detecção precoce: "Os tipos de câncer que afetam particularmente as mulheres são as formas de câncer mais prevalecentes entre a população feminina da África Subsaariana. Com poucas exceções, o câncer em estágio inicial é mais fácil de tratar do que o em estágio avançado, de forma que o acesso a programas de detecção precoce, exames e tratamento são fundamentais", declarou.
Os participantes da WCLS discutiram como a comunidade mundial de combate ao câncer pode dar suporte aos países de renda baixa e média, para melhorar a coleta e a compreensão das informações sobre o câncer em seus territórios, elevar a conscientização sobre os tipos de câncer que atingem as mulheres e sobre as opções disponíveis para melhorar o acesso a medicamentos e tratamentos essenciais para tratar a doença.
Por favor, visite http://www.uicc.org, para mais informações.
[i] Banco Mundial. O crescente perigo das doenças não comunicáveis. Disponível em http://siteresources.worldbank.org/HEALTHNUTRITIONANDPOPULATION/Resources/Peer-Reviewed-Publications/WBDeepeningCrisis.pdf Acessado pela última vez em agosto de 2012.
Contatos com a imprensa:
Nadia Hearn
[email protected]
Tel: +27(0)21-812-2670
Celular: +27(0)74-923-3835
FONTE UICC
FONTE UICC
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article