Dia Mundial da Sepse em 13 de setembro de 2014: mortes por sepse do ebola na África Ocidental e 8 milhões de mortes por sepse por ano no mundo todo - chamada à ação
Prevenção de infecções e luta contra a sepse para salvar 800.000 vidas por ano
LONDRES e JENA, Alemanha, 11 de setembro de 2014 /PRNewswire/ -- O surto atual do vírus ebola é algo inédito. A Global Sepsis Alliance (Aliança Global da Sepse) apoia totalmente o chamado do Diretor Geral da OMS, M. Chan a respeito da necessidade de aumento do apoio pela comunidade internacional. O vírus ebola está entre as centenas de patógenos que podem causar sepse letal. A sepse, geralmente chamada de "infecção no sangue", é a via final comum de infecções agudas. A sepse precisa de tratamento urgente e específico para combater a insuficiência circulatória e de órgãos. A sepse é a principal razão pela qual as infecções mundiais são a segunda maior causa de morte. Sessenta por cento das mortes de crianças com menos de cinco anos ocorrem em decorrência da sepse, que também é uma das principais causas de morte da mãe. A sepse é uma ameaça crescente no mundo todo. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA informaram que os casos de sepse nos EUA aumentaram de 621.000 em 2000 para até 1.141.000 em 2008 (http://www.cdc.gov/sepsis/basic/qa.html).
Pelo menos de 10% a 15% das mortes por sepse podem ser evitadas com: vacinação, medidas de higiene, detecção precoce e tratamento rápido. Os hospitais e as instituições de cuidados com a saúde devem fazer todo o possível para eliminar as infecções hospitalares. No entanto, quase 50% dos casos de sepse ocorrem fora do hospital. Os esforços para aumentar o reconhecimento, o diagnóstico e o tratamento da sepse também devem ocorrer nos departamentos de emergência, consultórios médicos e prontos-socorros. Os seguintes sintomas indicam suspeita de sepse: febre, tremores, estado mental alterado, falta de ar, queda da pressão arterial e batimentos cardíacos elevados. Pedimos aos governos do mundo todo que analisem a resposta do seu sistema de saúde à sepse e tomem medidas para reduzir o impacto dessa doença letal, com planos de ação nacionais e financiamento de campanhas de conscientização e pesquisas sobre a sepse, em escala similar à que tornou a luta mundial contra a AIDS um sucesso.
Para mais informações: http://www.world-sepsis-day.org/
Contato: Luciano Azevedo MD, [email protected], Tel.: +5511999728819
FONTE World Sepsis Day Head Office
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article