Depressão e transtornos psiquiátricos: os efeitos da COVID-19 na saúde mental
40% da população experimenta sintomas leves de ansiedade e 23% de depressão como consequência do isolamento social
Em 2030, a depressão será a principal causa de incapacidade
SÃO PAULO, 5 de agosto de 2020 /PRNewswire/ -- A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou os transtornos mentais entre os mais incapacitantes do mundo[1]. O recente agravamento dos casos de depressão, ansiedade e suicídio foi tema do encontro virtual com jornalistas da América Latina "Saúde mental em tempos de pandemia", promovido pela Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson.
Especialistas da Espanha, Estados Unidos e América Latina alertam para a importância de dar visibilidade aos transtornos mentais, especialmente em populações vulneráveis como crianças, pacientes diagnosticados com problemas de saúde mental ou COVID-19 e profissionais de saúde. Estatísticas mostram que repercussões psiquiátricas durante a crise afetam 33%[2] dos pacientes internados com o novo coronavírus e 23%[3] dos profissionais de saúde.
Com o tempo, um padrão foi observado – o aumento de casos ou sintomas associados ao transtorno de ansiedade e depressão devido à falta de atividade e/ou distrações. "40% da população apresenta sintomas leves de ansiedade, 12% moderado e 4% grave. Em relação à depressão, 29% apresentam sintomas leves, 9% moderados e 5% graves[4]. No entanto, é importante diferenciar tristeza e depressão. Embora a tristeza seja uma emoção necessária e natural do ser humano, caso afete a família, o trabalho e o funcionamento social, um profissional de saúde deve ser consultado, pois pode se tratar de uma depressão", explica o Dr. Eduard Vieta, chefe de serviço de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Clínic de Barcelona.
"Na Janssen, temos mais de 60 anos de experiência na área de neurociências e, por esse motivo, estamos cientes da responsabilidade que temos com a sociedade ao dar visibilidade à saúde mental. Também contribuímos com soluções para COVID-19 por meio de esforços no desenvolvimento de vacinas; há um mês, anunciamos o início da fase de estudos clínicos em humanos, mais cedo do que esperávamos", afirma Josue Bacaltchuk, Vice-Presidente de Assuntos Médicos da Janssen América Latina.
Sobre a Janssen
Na Janssen, estamos criando um futuro no qual as doenças são parte do passado. Somos a empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, trabalhando incansavelmente para fazer com que esse futuro seja uma realidade para pacientes de todos os lugares. Combatendo as doenças com ciência, melhorando o acesso com engenhosidade e curando a falta de esperança com paixão. Focamos nas áreas da medicina em que podemos fazer a maior diferença: Oncologia e Hematologia; Imunologia; Neurociência; Doenças Infecciosas e Vacinas; Hipertensão Pulmonar; e Cardiovascular e Metabolismo. Para saber mais, acesse www.janssen.com/brasil. Siga a Janssen Brasil no Facebook e no LinkedIn, e também a página de Carreiras J&J no Brasil no Instagram, Facebook e LinkedIn.
A Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. é uma empresa da Janssen Pharmaceutical Companies of Johnson & Johnson.
[1] National Institute of Mental Health (NIH), Global Leading Categories of Diseases/Disorders.
[2] Lancet Psychiatry , Psychiatric and neuropsychiatric presentations associated with severe coronavirus infections: a systematic review and meta-analysis with comparison to the COVID-19 pandemic, 2020.
[3] Elsevier, Unravelling potential severe psychiatric repercussions on healthcare professionals during the COVID-19 crisis, 2020.
[4] Fullana et al, J Affect Disord, en prensa
FONTE Janssen
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article