Demanda por Banda Larga Móvel leva HSPA a 500 milhões de conexões, enquanto a revolução do serviço móvel de dados continua
LONDRES, 8 de junho de 2011 /PRNewswire/ -- A GSMA anunciou hoje que as conexões de Banda Larga Móvel HSPA alcançarão 500 milhões em todo o mundo até o final de junho, tornando-a a tecnologia sem fio que mais rapidamente cresce (1). Além disso, a LTE, a tecnologia de Banda Larga Móvel de próxima geração já chegou agora a um milhão de conexões apenas um ano e meio depois do lançamento de sua primeira rede comercial. O anúncio destaca o impacto da explosiva demanda por smartphones, tablets conectados e dongles de Banda Larga Móvel em todo o globo.
"A Banda Larga Móvel revolucionou completamente o modo como nos comunicamos. Smartphones são agora aparelhos essenciais à vida de muitas pessoas e são usados para todos os fins, desde contatos sociais como para obter direções, ouvir música e acessar conteúdo", disse Michael O'Hara, diretor de marketing da GSMA. "Em paralelo, nós vimos um grande aumento do número de aparelhos conectados, tais como tablets e laptops, com as pessoas agora confiando na capacidade de conexão de qualquer lugar".
A taxa de adoção da Banda Larga Móvel HSPA em seus primeiros seis anos é dez vezes maior do que a da adesão a telefones móveis 2G, quando eles foram inicialmente apresentados em meados dos anos 1990. Além do mais, durante os próximos cinco anos, operadores de serviços móveis investirão quase US$ 100 bilhões (3) em redes HSPA, HSPA+ LTE de próxima geração que oferecem velocidades de pico de download de até 100 Mbps, que vêm a ser dez vezes mais rápidas do que a da conexão de banda larga com fio média nos EUA, hoje (4).
Há agora mais de 19 milhões de conexões HSPA sendo adicionadas a cada mês, e está previsto que o setor alcançará um bilhão de conexões HSPA até o final de 2012. Redes LTE também estão sendo rapidamente introduzidas, já com um milhão de conexões e 300 milhões esperadas até 2015.
Joss Gillet, analista sênior da Wireless Intelligence comentou: "A Banda Larga Móvel ajudou a redefinir a paisagem tecnológica e a trazer conexões de internet de largo acesso para a palma da sua mão. A rápida adoção dos serviços móveis de internet foi sustentada por uma rápida erosão de preços dos aparelhos, uma demanda por ofertas e tarifas inovadoras, como também a expansão da cobertura de rede".
"A implantação global de redes HSPA+ e LTE desempenhará um papel fundamental na evolução de aplicações e serviços baseados em nuvens. Ainda assim, a disponibilidade de aparelhos, regulamentação e custos são fatores essenciais que ditarão o crescimento nas regiões globais. Com relação à LTE, a região da Ásia Pacífico contabilizará com 43% das conexões LTE até 2015, mas o crescimento será inicialmente conduzido por desenvolvimentos na América do Norte e Europa Ocidental", continuou Gillet.
O anúncio realça o sucesso da HSPA, que gerou economias de escala de grande porte em todos os aparelhos, dispositivos conectados e infraestrutura de rede. Mais de 3.100 dispositivos suportam HSPA e há agora 350 redes HSPA ao vivo em 132 países em todo o mundo. Adicionalmente, 88 redes HSPA em 50 países foram atualizadas para HSPA+, com a atualização planejada de mais 52 redes. HSPA+ oferece velocidades de pico de download de 84 Mbps, potencialmente aumentando para 168 Mbps, se desdobradas em bandas de espectro mais largo.
Entretanto, como a demanda do usuário por Banda Larga Móvel continua a crescer, mais espectro é necessário para fornecer a capacidade que é requerida para suportá-la. Muitos governos têm ainda que alocar o espectro "dividendo digital" na banda 700-800 MHz, que será liberada a partir da transição para a televisão digital e a banda 2.5-2.6 GHz, que foi globalmente identificada pelo ITU como a ' banda de extensão 3G'. Há também margem para expansão por meio da reorganização do espectro de 900 MHz e 1800 MHz, que são principalmente utilizadas para redes 2G, por centenas de operadoras de todo o mundo.
Dois gráficos que destacam a rápida adoção da HSPA (3G) vs. GSM (2G) e outras tecnologias de Banda Larga Móvel estão disponíveis em: http://www.gsmworld.com/newsroom/press-releases/2011/6274.htm
Notas aos editores
(1) Wireless Intelligence 2011
(2) IDC 2011
(3) Operator CAPEX Summary 2011-2015 for LTE and HSPA, Rethink Technology Research
(4) 9.54 Mbps In-Stat February 2011
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses de operadoras de todo o mundo. Abrangendo 219 países, a GSMA reúne quase 800 dos operadores de sistemas móveis do mundo, como também mais de 200 empresas do amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de aparelhos, empresas de software, fornecedores de equipamentos, empresas de internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA também produz eventos líderes da indústria tais como o Mobile World Congress e Mobile Asia Congress.
Para mais informações, favor visitar Mobile World Live, o portal online para a indústria de comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com ou o site corporativo da GSMA em http://www.gsmworld.com.
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article