Declaração do ministro de Relações Exteriores do Cazaquistão no Dia Internacional contra os Testes Nucleares
ASTANA, Cazaquistão, 29 de agosto de 2011 /PRNewswire/ -- 29 de agosto de 2011 marca o 20o aniversário do fechamento da área de testes nucleares de Semipalatinsk, onde foram realizadas mais de 450 explosões nucleares. Em dezembro de 2009, a Assembleia Geral das Nações Unidas passou, por unanimidade, uma resolução, proposta pelo Cazaquistão, de proclamar 29 de agosto o Dia Internacional contra Testes Nucleares (International Day Against Nuclear Tests). Isso se tornou uma evidência incisiva do reconhecimento pela comunidade internacional da contribuição do Cazaquistão ao processo de desarmamento nuclear mundial.
Através dos anos, desde sua independência, o Cazaquistão, em parceria com outros estados, vem trabalhando ativa e consistentemente no fortalecimento do regime de não proliferação e desarmamento nuclear. Nós defendemos a rápida entrada em vigor do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares (CTBT -- Comprehensive Nuclear Test Ban Treaty). Nós apelamos para os nove países, que ainda não ratificaram ou não assinaram esse tratado – e de cuja ratificação depende a entrada em vigor do CTBT, para fazê-lo o mais rapidamente possível. Estamos convencidos de que o CTBT se tornará um dos instrumentos mais concretos e eficazes de não proliferação.
O exemplo do Cazaquistão, onde uma das maiores áreas de testes nucleares do mundo foi fechada por decreto do presidente Nursultan Nazarbayev e onde uma decisão histórica foi feita para eliminar o quarto maior arsenal nuclear do mundo, serve como uma prova convincente do movimento autêntico em favor de um mundo livre de armas nucleares. Estamos firmemente convencidos de que, com a vontade política dos povos e dos chefes de estado de todo o mundo, essa opção se tornará possível.
Em sua mensagem no Dia Internacional contra os Testes Nucleares, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, observou: "Todos os dias, mais e mais pessoas veem os testes nucleares e as armas nucleares como relíquias perigosas da Guerra Fria, cuja aposentadoria permanente já é devida há muito tempo". Compartilhamos inteiramente essa posição e declaramos nossa prontidão para continuar trabalhando bem de perto com todos os estados e com as Nações Unidas na construção de um mundo livre de armas nucleares.
Ao comemorar o Dia Internacional contra os Testes Nucleares, o Cazaquistão convoca o mundo a realizar esforços renovados e decisivos, para banir de forma irreversível os testes nucleares e construir um mundo livre de armas nucleares.
FONTE Ministry of Foreign Affairs of Kazakhstan
FONTE Ministry of Foreign Affairs of Kazakhstan
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article