Cúpula Mundial de Zona Livre conclama por maior sinergia entre zonas livres
- Sua Alteza Xeque Saud bin Saqr Al Qasimi, membro do Conselho Supremo e governador de Ras Al Khaimah, inaugura prestigiosa cúpula
RAS AL KHAIMAH, Emirados Árabes Unidos, 3 de novembro de 2010 /PRNewswire/ -- Com duração de dois dias, a Convenção Mundial de Zonas Livres, no Centro de Convenções Al Hamra, em Ras Al Khaimah, foi aberta hoje com um claro chamado para cooperação ampliada entre as zonas livres do mundo - em última instância, para benefício de seus clientes e manutenção de sua lucratividade.
(Foto: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20101102/418294 )
A décima edição deste evento setorial, organizada pela Zona Livre de Comércio de Ras Al Khaimah (RAK FTZ sigla em inglês), foi inaugurada por Sua Alteza Xeque Saud bin Saqr Al Qasimi, membro do Conselho Supremo e governador de Ras Al Khaimah, em seu primeiro evento oficial desde que se tornou governador do emirado.
A Convenção Mundial de Zonas Livres 2010 abrigará mais de 200 delegados regionais e internacionais que revisarão as oportunidades futuras para as zonas livres de todo o mundo no atual clima econômico.
Sua Alteza Xeque Saud disse: "Nós saudamos iniciativas tais como a Convenção Mundial de Zonas Livres que ademais sublinham o perfil de Ras Al Khaimah como um importante inovador em termos de zona livre, em um nível internacional. A convenção chega num importante momento, quando nossas políticas econômicas estão começando a apresentar sucesso e a levar a parcerias estratégicas com atores importantes de todo o mundo".
Realizada sob o patrocínio de Sua Alteza Xeque Saud, a prestigiosa conferência e exposição de dois dias, que apresentou uma importante abordagem por Sua Excelência Xeque Lubna bint Khalid bin Sultan Al Qasimi, Ministra de Comércio Exterior dos Emirados Árabes, tem como anfitrião Sua Alteza Xeque Faisal bin Saqr Al Qasimi, presidente, e o Sr. Oussama El Omari, diretor executivo da RAK FTZ, e teve a participação do Sr. Graham Mather, presidente da Convenção Mundial de Zonas Livres e presidente do Fórum Europeu de Políticas de Londres e Bruxelas e outros dignitários internacionais.
Oussama El Omari destacou fatores de sucesso para as zonas livres, urgindo a seus pares para que explorem a construção de relações com seus parceiros em outros países, de modo a assegurar a expansão e ampliação da participação de mercado.
"Muitos com poder de decisão em organizações supranacionais tais como a Organização Mundial de Comércio, UNIDO, UNICTAD, OECD e a Comissão Européia fazem a argumentação superficial de que quando tarifas desaparecerem, os incentivos econômicos para as zonas livres perecerão e as zonas serão dissolvidas", El Omari disse. "Eles simplesmente não entendem ainda que as zonas se transformaram em importantes centros de serviços para atrair investimentos estrangeiros no mundo e elas são enormemente necessárias".
Em sua fala, a xeque Lubna apontou para a significativa contribuição feita para a economia pelas 36 zonas livres em operação nos Emirados Árabes Unidos (UAE, sigla em inglês). "O modelo de zonas livres dos UAE provou ser um excelente catalisador para desenvolvimento em linha com nossa visão para crescimento econômico diversificado. Nossas zonas livres são singulares em que foram desenvolvidas de acordo com uma estratégia de desenvolvimento econômico que pões a diversificação econômica e a criação de um clima adequado para a economia e os negócios no topo das prioridades", ela disse.
"Além do mais, o valor total dos investimentos estrangeiros diretos que fluíram para os Emirados Árabes Unidos (por meio das zonas livres) alcançaram aproximadamente US$ 73 bilhões (268 bilhões de dirhans dos Emirados Árabes), fazendo de nós o segundo país do mundo árabe mais atraente para investimentos estrangeiros diretos (FDI, sigla em inglês), de acordo com a Conferência sobre Comércio e Desenvolvimento das Nações Unidas [UNCTAD]", disse a Xeque Lubna.
A ministra acrescentou que, em 2009, os UAE estiveram mundialmente listados em 14o lugar em número de novos projetos FDI, contabilizando 230 projetos ou 1, 7% da participação global total de novos FDIs, segundo o relatório UNCTAD. "Nós fomos capazes de promover, com sucesso, o crescimento de nossos projetos em 123% num prazo de apenas cinco anos", ela disse.
"As zonas livres nos UAE desempenham um papel muito importante nas atividades internacionais de comércio e reexportação. Os UAE são agora um dos principais centros comerciais do mundo e isto está conseqüentemente reforçando a competitividade de seus investidores uma vez que eles entram para novos mercados e expandem suas operações comerciais", a Xeque Lubna disse.
A convenção também apresentou Graham Mather, presidente da Convenção Mundial de Zonas Livres e presidente do Fórum Europeu de Políticas de Londres e Bruxelas, junto com um leque de dignitários internacionais e importantes oradores de várias organizações de todo o mundo.
Durante a convenção, os representantes das zonas livres examinarão maneiras de continuar a atrair o setor dos pequenos e médios negócios (SMB, sigla em inglês) para operar dentro de seu âmbito. "Nós acreditamos que o setor mundial de SMB está extremamente subservido e constantemente explorando soluções de custo eficiente para lançar operações de negócios. Portanto, é este importante segmento que continuará sendo o foco de nossos diálogos durante a convenção", disse El Omari.
A RAK FTZ é o patrocinador platina para a conferência e exposição de dois dias, acontecendo sob o tema 'Juntando apoios mundiais para a indústria de zonas livres', e o slogan 'Equipando as zonas econômicas de todo o mundo para promover recuperação econômica, crescimento dinâmico e comércio mundial fortalecido'.
Detalhes sobre a convenção e sua agenda estão disponíveis em http://www.wfzc2010.com.
Sobre a Autoridade da Zona de Comércio Livre de Ras Al Khaimah:
A Zona de Comercio Livre de Ras Al Khaimah (RAK FTZ, sigla em inglês) é uma das zonas livres de comércio que mais rápido crescem e de maior eficiência de custo nos Emirados Árabes Unidos (UAE, sigla em inglês). Com uma reputação de acessibilidade, flexibilidade e largo alcance geográfico, a RAK FTZ está rapidamente emergindo como a base de negócios preferida da região, a partir do qual investidores podem facilmente acessar e instalar-se em novos mercados em ascensão.
Desde sua inauguração em 2000, com apenas uma pequena equipe e alguns escritórios, a zona livre evoluiu a passos largos e rápidos e agora é domicilio para cerca de 4.000 ou mais empresas de 106 países do mundo, opera negócios e centros de promoções em quatro locações nos UAE e tem uma presença internacional em expansão, com representações na Alemanha, Turquia, Índia e EUA.
A RAK FTZ também criou um sistema quádruplo de parques singular, formado por seus parques de negócios, industrial, tecnológico e zona acadêmica, cada qual oferecendo vantagens e benefícios idênticos aos investidores. Com sua tecnologia avançada e expertise de foco em clientes, a zona de comércio livre oferece serviços de apoio 'on-demand' e customizado. Sustentada pela legislação que permite 100% de propriedade estrangeira e 100% de repatriamento de capital e lucro, uma zona livre de impostos e com leis transparentes, a zona livre de comércio está bem posicionada para o comércio mundial.
Para saber mais sobre a Zona de Comércio Livre RAK, visite: http://www.rakftz.com
Para mais informações, favor contatar: |
|
Cleo Eleazar |
|
Relações públicas e diretor de mídia |
|
Ras Al Khaimah Free Trade Zone Authority (RAK FTZA) |
|
Fone: +971-7-2077173 |
|
E-mail: [email protected] |
|
Edward D'Mello |
|
Consultor sênior |
|
Sphinx Holding Public Relations |
|
Tel : +97150-6776153 |
|
Email: [email protected] |
|
FONTE Ras Al Khaimah Free Trade Zone Authority
FONTE Ras Al Khaimah Free Trade Zone Authority
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article