ContourGlobal inaugura inovadoras instalações KivuWatt em Ruanda e anuncia aumento de 25% na capacidade de produção da primeira fase
- Instalação de geração de energia e extração de gás de KivuWatt está operacional desde dezembro de 2015
- A operação excede as expectativas e vai atingir 100 MW em 2019 com 9 MW adicionais disponíveis nas instalações existentes até o final do ano
- Instalações inovadoras reduzem o risco da liberação de gases tóxicos e coloca Ruanda no caminho para duplicar sua produção de energia até 2020
KIBUYE, Ruanda e NOVA YORK, 17 de maio de 2016 /PRNewswire/ -- ContourGlobal, a corporação de energia com sede nos EUA, inaugurou sua usina de energia KivuWatt em Kibuye, Ruanda, nas margens do lago Kivu, com a presença do presidente Paul Kagame, James Musoni, Ministro de Infraestrutura e Jean Bosco Mugiraneza, CEO Rwanda Energy Group. ContourGlobal foi representada por seu presidente e CEO, Joseph C. Brandt, Karl Schnadt, vice-presidente executivo e diretor de operações, Cheick-Oumar Sylla, vice-presidente executivo de desenvolvimento de negócios na África e Jarmo Gummerus, diretor de KivuWatt Ltd. Também participaram os embaixadores dos Estados Unidos, Países Baixos, Bélgica, China e União Europeia, além de representantes da Wartsila e outros sócios no projeto.
O projeto KivuWatt é o único projeto de extração de gás/água atualmente operacional no mundo. O projeto inovador utiliza o gás metano encontrado nas águas profundas do lago Kivu para gerar eletricidade com baixa emissão de carbono, e ao reduzir a quantidade de metano no lago também reduz o risco de liberação catastrófica de metano.
Os principais bancos de desenvolvimento do mundo se uniram ao projeto KivuWatt em 2011 quando o African Development Bank (AfDB), o Emerging Africa Infrastructure Fund (EAIF), a Netherlands Development Finance Company (FMO) e a Belgian Investment Company for Developing Countries (BIO) aumentaram o financiamento da dívida para o projeto.
Joseph C. Brandt, presidente e CEO da ContourGlobal falou: "Em 2008 entramos numa parceria com o governo de Ruanda para transformar a ameaça dos depósitos de gás do lago Kivu na fonte de algo bom para o povo de Ruanda. O bem planejado projeto KivuWatt percebeu o potencial do lago previsto pelo presidente Paul Kagame. Sentimos orgulho de ter catalisado a visão dele para um projeto operacional substancial que está mitigando a ameaça de catástrofe ambiental ao mesmo tempo em que fornece eletricidade limpa e confiável para Ruanda."
Karl Schnadt, vice-presidente executivo e Diretor de Operações da ContourGlobal: "Colocamos em operação, com sucesso, esse projeto único e superamos os muitos desafios apresentados por essa tentativa sem precedentes de extração de gás em larga escala no lago. Nosso design e tecnologia estão com desempenho até melhor do que o esperado e estamos felizes de anunciar hoje que a instalação de extração de gás pode aguentar pelo menos 9 MW adicionais de geração de energia. Estamos realizando os trabalhos para transformar esse gás inesperado em eletricidade adicional para a rede de Ruanda até o final do ano."
Tecnologia e processo de KivuWatt
O processo de extração de gás traz águas carregadas de gás de 35 bars para 2 bars de pressão através de um separador de gás onde as bolhas são extraídas da água. O gás cru é então lavado em quatro torres, terminando com a produção de gás metano limpo. Esse gás é então transportado para a usina através de uma tubulação onde motores de combustão geram a eletricidade que é enviada à rede de energia de Ruanda. A instalação de extração de gás de KivuWatt encontra-se em uma barcaça ancorada a 13 km da costa. A fase 2 do projeto vai acrescentar duas ou três barcaças dessa configuração no lago para gerar 75 MW adicionais. Além da extração de gás e geração de energia, ContourGlobal também está se relacionando com a população local, treinando e desenvolvendo trabalhadores locais e financiando projetos de caridade como o fornecimento de bibliotecas e computadores para as escolas de Kibuye.
ContourGlobal na África
ContourGlobal começou a operar na África em 2008 quando desenvolveu e construiu sua principal usina de energia em Lome, Togo. A usina ContourGlobal em Togo, vencedora do "Impact Award for Critical Infrastructure", da US Overseas Private Investment Corporation de 2014 começou a operar comercialmente em 2010 e vem produzindo eletricidade para o país desde então.
Em 2013, ContourGlobal adquiriu uma usina de energia térmica abandonada no Senegal e começou a desenvolver e construir uma nova instalação de energia térmica de 53 MW. A instalação começou a operar em abril de 2016 e será a usina de energia de combustível líquido com o menor custo no Senegal e pode ser facilmente convertida para queimar gás natural limpo. Em dezembro de 2015, ContourGlobal anunciou uma expansão do projeto para incluir 33 MW adicionais de capacidade instalada a serem construídas no lugar existente até outubro de 2016. A capacidade combinada de 86 MW da usina Cap des Biches vai aumentar significativamente o fornecimento de energia para as pessoas e as indústrias do Senegal. ContourGlobal também fornece tri-geração eficiente na Nigéria para três empresas de engarrafamento da CocaCola Hellenic Bottling Company e possui quase 2.000 MW de projetos em desenvolvimento em toda a África.
Sobre a ContourGlobal
ContourGlobal é desenvolvedora e operadora de instalações de geração de energia elétrica. A empresa possui e opera um portfólio de 62 usinas de energia com tecnologias térmicas e renováveis, com aproximadamente 4.000 MW de capacidade total instalada em operação. Os projetos estão localizados em 20 países em 3 continentes, usando uma grande variedade de tipos de combustíveis, tecnologia e equipamentos. 1.800 pessoas trabalham para ContourGlobal no mundo todo.
FONTE ContourGlobal
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article