Concluída com sucesso a primeira fase do estudo da Oxitec no Brasil
JUAZEIRO, Brasil, 3 de abril de 2012 /PRNewswire/ -- Um workshop internacional foi realizado em Juazeiro, Brasil, para revisar a primeira fase de um projeto de avaliação do potencial da linhagem geneticamente modificada do mosquito da dengue da Oxitec, o Aedes aegypti OX513A, para ser usada como parte da campanha de controle do mosquito da dengue no Brasil. Os resultados da primeira fase demonstraram com sucesso a habilidade dos mosquitos machos da Oxitec de cruzarem com fêmeas selvagens, validando a abordagem da Oxitec.
O projeto, chamado de 'Projeto Aedes Transgênico' (PAT), é o resultado da colaboração entre a Universidade de São Paulo, a Moscamed e a Oxitec e tem o apoio do governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Saúde, SESAB e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os estudos estão sendo realizados na área de Juazeiro, no Estado da Bahia
A reunião fez parte de um processo contínuo que envolve os representantes seniores do governo e da saúde no progresso dos estudos e comprometimento da comunidade. Os participantes incluíram representantes do Programa Nacional de Controle da Dengue, da Fiocruz, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia e da Secretaria de Saúde da Bahia, bem como especialistas líderes internacionais.
O Dr. Aldo Malavasi, Presidente da Moscamed, disse:
"Abertura e transparência têm sido um foco claro do PAT desde o início, e uma campanha de comprometimento da comunidade, forte e proativa, foi realizada envolvendo todos os níveis da comunidade".
Como parte da primeira fase do estudo, representantes do projeto visitaram todas as casas na área do estudo, realizaram encontros com os líderes locais e a imprensa, tanto impressa quanto televisionada, realizaram encontros com a comunidade local e publicaram panfletos e outros materiais informativos. Durante a reunião, o Dr. Malavasi reportou que a resposta da comunidade local e do grande público foi "muito animadora".
A Dra. Margareth Capurro da Universidade de São Paulo, que lidera o projeto, disse:
"Os mais recentes resultados são muito positivos. Usamos estes dados para planejarmos dois estudos independentes em áreas locais com condições diferentes, onde esperamos demonstrar a supressão do mosquito da dengue".
Sobre a Dengue: (Retirado da ficha informativa da Organização Mundial de Saúde) A dengue é um vírus transmitido pela picada de um mosquito infectado. Não há medicamento nem vacina para prevenir a dengue. Medidas efetivas para controlar o mosquito da dengue, o Aedes aegypti, são necessárias com urgência já que em todo o mundo a doença está mais disseminada geograficamente, mais predominante e mais virulenta. A incidência da dengue aumentou 30 vezes nos últimos 50 anos e, de acordo com a WHO, 2,5 bilhões de pessoas estão atualmente correndo o risco de contrair a dengue. A forma severa da dengue, conhecida como Dengue Hemorrágica, foi reconhecida pela primeira vez nos anos 50, mas atualmente se tornou uma das principais causas de hospitalização e morte entre as crianças em países asiáticos e latino-americanos.
Sobre a Oxitec (www.oxitec.com)
A Oxitec está desenvolvendo e comercializando uma tecnologia proprietária, efetiva e ecologicamente correta para o controle de pestes significativas, transmitidas por insetos. A tecnologia da Oxitec possui o potencial de fazer uma importante contribuição tanto para a saúde quanto para a agricultura globais, através do combate aos insetos responsáveis por sérias doenças, tais como a dengue, bem como danos agrícolas. A tecnologia proprietária dá continuidade às invenções da Universidade de Oxford e emprega a genética e a biologia molecular para aprimorar a existente Técnica do Inseto Estéril (SIT- Sterile Insect Technique) que é baseada em radiação, e para ampliar o método de controle para uma série mais ampla de pestes transmitidas por insetos.
Sobre a Moscamed (www.moscamed.org.br)
A Moscamed é uma das principais representantes da Técnica do Inseto Estéril (SIT- Sterile Insect Technique), uma técnica ecologicamente correta e comprovada para o controle de pestes transmitidas por insetos. A Moscamed tanto fornece serviços de monitoramento quanto realiza programas SIT para o controle das moscas-das-frutas no Brasil.
FONTE Oxitec (www.oxitec.com)
FONTE Oxitec (www.oxitec.com)
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article