Cientistas que desenvolveram antidepressivo da Pfizer são reconhecidos como "Heróis da Química"
SÃO PAULO, 2 de outubro de 2014 /PRNewswire/ -- Os cientistas que desenvolveram a venlafaxina (Efexor®), medicamento da Pfizer usado para tratar o transtorno depressivo maior (TDM), foram reconhecidos pela American Chemical Society (Sociedade Americana de Química) como "Heroes of Chemistry" (Heróis da Química), que elege profissionais cujo trabalho inovador em química ou em engenharia química tenha levado ao desenvolvimento de produtos comerciais que beneficiaram o mundo.
O medicamento foi o primeiro disponível da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina-noradrenalina com indicação para o tratamento de TDM. Trata-se de um quadro mental caracterizado por um baixo-astral generalizado e persistente, acompanhado por baixa autoestima e uma perda de interesse ou prazer em atividades normalmente prazerosas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, esta condição é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo.
Quando foi lançado, em 1993, Efexor se destacou por sua ação muito rápida, agindo entre uma e duas semanas, em pacientes com depressão refratária. Atualmente, o medicamento é um dos antidepressivos mais prescritos nos EUA, com mais de 19 milhões de pacientes por ano, tornando-o um exemplo de como a química inovadora e a atenção às necessidades médicas não satisfeitas podem proporcionar sucesso clínico e financeiro.
A Sociedade Americana de Química é uma organização sem fins lucrativos com mais de 161 mil membros, considerada a maior sociedade científica do mundo e líder global no acesso à investigação no domínio da química por meio de suas múltiplas bases de dados, revistas, jornais e conferências científicas.
Mais informações à imprensa: (11) 3643-2954
FONTE Pfizer
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article