Chain arrecada US$ 30 milhões de líderes do setor financeiro
Firma parceria com Visa, Nasdaq, Citi, Capital One, Fiserv e Orange
A plataforma tecnológica blockchain possibilita transferência de ativos segura entre pares
SÃO FRANCISCO, 10 de setembro de 2015 /PRNewswire/ -- A Chain, Inc., fornecedora líder de soluções de tecnologia blockchain para instituições financeiras, anunciou hoje que arrecadou US$ 30 milhões em financiamento de capital de um sindicato de líderes do setor financeiro e de pagamentos, inclusive Visa, Nasdaq, Citi Ventures, Capital One, Fiserv e Orange. Os novos parceiros da Chain também se unirão à empresa na formação do Grupo de Trabalho Blockchain para explorar a aplicação da tecnologia em vários mercados e ter uma abordagem colaboradora para a interoperabilidade. O ex-CEO da American Express e fundador da RRE Ventures, Jim Robinson III, uniu-se ao conselho de administração da empresa.
"Uma blockchain é mais do que uma tecnologia financeira. É uma estratégia", disse Adam Ludwin, CEO da Chain. "Aplicadas de forma inteligente, as redes blockchain melhoram fundamentalmente a forma como os ativos se deslocam entre as partes, e estamos entusiasmados com a parceria com as organizações que acreditamos estarem melhor posicionadas para capitalizar nas inevitáveis mudanças na estrutura do mercado que estão à vista."
"O investimento da Visa na Chain reforça nosso compromisso de longa data para explorar tecnologias, como a blockchain, que pode ter o potencial para promover pagamentos digitais seguros e convenientes aos nossos clientes e aos seus clientes", disse Jim McCarthy vice-presidente de inovação e parcerias estratégicas da Visa.
Uma blockchain é um novo modelo para a transferência de ativos financeiros que substitui os intermediários terceirizados com redes criptograficamente seguras. Uma blockchain possibilita aos titulares de ativos em um mercado transacionar entre pares instantaneamente e com baixo custo. Estas redes podem facilitar a emissão e transferência de tipos de ativos tão variados quanto títulos financeiros, moedas, vales-presente, minutos móveis, pontos de fidelidade e créditos de energia. As transações são gravadas automaticamente na contabilidade compartilhada da rede, proporcionando maior transparência para os emitentes, proprietários e autoridades reguladoras de ativos. Além disso, o uso de assinaturas criptográficas reduz o risco da contraparte e evita fraudes, tornando a transferência baseada em blockchain mais segura do que qualquer alternativa disponível atualmente.
"A tecnologia blockchain representa uma mudança geracional fundamental para os serviços financeiros e a plataforma da Chain está permitindo e acelerando esta transformação", disse Ramneek Gupta, diretor gerente e corresponsável pelo Investimento Global de Risco na Citi Ventures. "Esperamos alavancar a plataforma da Chain e rapidamente desenvolver e testar aplicações como parte da estratégia blockchain multifacetada do Citi que tem o potencial de melhorar significativamente a experiência dos nossos clientes bem além de apenas moedas e pagamentos."
A empresa, que foi lançada há pouco mais de um ano, já trabalha em estreita colaboração com diversas instituições de grande porte, como a First Data e Nasdaq.
"A Chain está colaborando estreitamente conosco para aumentar a eficiência no mercado de capitais", disse Brad Peterson, diretor de Informações da Nasdaq. "Vemos a sua plataforma nos ajudando a acelerar o tempo de colocação no mercado através de nossas diversas iniciativas blockchain. Estamos muito empolgados com a nossa parceria com eles, através do investimento da Nasdaq na empresa."
A Chain firma parceria com instituições líderes para projetar, implantar e operar redes blockchain que são criadas especificamente para mercados e ativos especiais. Estas redes privadas, que normalmente não usam a moeda bitcoin, mas são baseadas nos mesmos protocolos abertos, podem ser interoperáveis com outra moeda digital e outras redes abertas.
"A tecnologia blockchain apresenta uma nova oportunidade para melhorar a experiência dos serviços financeiros", disse o CEO da Fiserv, Jeff Yabuki. "Nosso investimento na Chain reflete nosso compromisso com a inovação em serviços financeiros e estamos ansiosos para trabalhar em colaboração com a equipe de gerenciamento da Chain e promover esta tecnologia importante."
A plataforma de software intuitiva e segura da Chain implementa uma especificação aberta e inclui um conjunto completo de componentes para conectar-se e realizar transações em uma rede blockchain como um emitente, titular de ativo ou outro participante do mercado. A plataforma, que também inclui ferramentas de desenvolvimento, permite que as empresas rapidamente criem protótipos em ambientes de área restrita. A equipe de engenharia da empresa previamente desenvolveu a infraestrutura de software no Salesforce.com e Microsoft.
"A Chain fornece uma plataforma de tecnologia voltada ao desenvolvedor que é tão intuitiva quanto poderosa", disse Adam Boutin da Capital One Ventures. "Uma vez que começamos a explorar o tremendo potencial da tecnologia blockchain, a equipe da Chain tem atuado como uma grande parceira estratégico de ideias, inclusive co-hospedando um hack-a-thon interno que produziu 12 soluções diferentes em 48 horas."
A tecnologia blockchain também cria oportunidades para empresas de fora dos serviços financeiros, incluindo, por exemplo, as operadoras móveis que processam uma vasta quantidade de dados digitais diariamente.
"Acreditamos no potencial disruptivo da blockchain. O fato de nos tornarmos um parceiro e investidor chave na Chain ajudará a aprender mais rapidamente e realizar testes em torno desta tecnologia", disse Pierre Louette, vice-CEO da Orange. "Estamos procurando conquistar vários casos de uso em nosso leque de empresas para melhorar os nossos serviços e propor novos para nossos clientes."
Os novos investidores estratégicos da Chain formarão um Grupo de Trabalho Blockchain com a empresa, cujas reuniões bianuais também incluirão tecnologistas, acadêmicos e pesquisadores líderes trabalhando na tecnologia blockchain. Além de aprender uns com os outros e com os principais especialistas, o grupo de trabalho será capaz de identificar pontos de interoperabilidade entre essas redes financeiras de próxima geração.
Os investidores atuais da Khosla Ventures, RRE Ventures, Thrive Capital e SV Angel também participaram e a eles se uniram o ex-CEO do Bank of America, David Coulter, CEO da X PRIZE Foundation, Peter Diamandis e co-fundador da MongoDB, Kevin Ryan.
Sobre a Chain
A Chain Inc. firma parceria com as principais instituições financeiras para criar e implantar redes blockchain que permitam a transferência de ativos digitais perfeita, programática e entre pares. A plataforma, que é baseada no protocolo bitcoin aberto e interoperável, permite que as instituições criem, emitam, armazenem e transfiram ativos digitais em redes privadas especialmente concebidas para um determinado mercado. A empresa oferece uma gama de soluções, a partir de uma área restrita de desenvolvimento para prototipagem rápida e proteção dos nós da rede para sistemas de produção. A Chain está sediada em São Francisco, CA. Para obter mais informações, visite www.chain.com. Para a imprensa e informações gerais, por favor, envie e-mail para [email protected].
Contato:
Elizabeth Alinikoff
[email protected]
FONTE Chain, Inc.
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article