CGTN: Primeiro Fórum Cultural Internacional do Panda Dourado destaca o diálogo entre civilizações
PEQUIM, 20 de setembro de 2023 /PRNewswire/ -- Quando se trata de Chengdu, as pessoas podem pensar primeiro em sua culinária apimentada, pandas gigantes, dialeto interessante ou até mesmo vida noturna vibrante. Mas esta cidade do interior do sudoeste da China também funciona como um centro de intercâmbio cultural internacional.
Com o tema "Civilizações em Harmonia: Diversidade, Igualdade e Inclusão", o primeiro Fórum Cultural Internacional do Panda Dourado foi inaugurado em Chengdu, província de Sichuan, na quarta-feira.
No fórum, os oradores partilharam os seus pontos de vista sobre a aprendizagem mútua das civilizações e uma comunidade com um futuro partilhado para a humanidade, construindo um consenso de que o diálogo entre as civilizações é crucial, ao mesmo tempo que se reconhece a diversidade das civilizações no mundo.
Os palestrantes convidados incluíram ex-altos funcionários das Nações Unidas, ex-líderes políticos de vários países e proeminentes especialistas culturais.
Saudando os esforços da China na proteção do ambiente global, Erik Solheim, ex-subsecretário-geral da ONU, disse que devemos combater toda a loucura da dissociação e precisamos de mais cooperação global com diálogo e respeito mútuo entre as civilizações.
"Vejo a Iniciativa do Cinturão e Rota e seu foco nos intercâmbios culturais, na cooperação na educação e nas ciências como uma renovação da Rota da Seda", disse Irina Bokova, ex-diretora-geral da UNESCO, acrescentando que a Iniciativa de Civilização Global proposta pela China fornece uma boa solução para enfrentar os desafios comuns da humanidade.
Combinados com as suas próprias experiências de vida e trabalho em diferentes ambientes culturais, vários oradores também salientaram a importância dos intercâmbios culturais na construção de parcerias e no desenvolvimento de um futuro próspero a nível regional e global.
Apesar das diferenças nos fatores geográficos, históricos e socioculturais, as pessoas em todo o mundo partilham muitas aspirações para as suas próprias vidas, tais como prosperidade e paz, disse Abhisit Vejjajiva, ex-primeiro-ministro da Tailândia, observando que um dos pontos fortes comprovados da Ásia é a capacidade de evoluir sua cultura enquanto lida com as mudanças internas e externas.
Nabil Fahmy, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Egito, disse que compreender e respeitar as diferentes culturas é cada vez mais importante hoje numa sociedade global interconectada e em ritmo acelerado e as pessoas precisam de compatibilidade entre culturas.
Stelios Virvidakis, presidente do Comitê Diretor do Centro das Civilizações Antigas Chinesa e Grega, disse que a civilização não deveria ser fechada, mas deveria ter intercâmbios e diálogos suficientes para evitar um sentimento cego de superioridade e nacionalismo extremo.
Tomando como exemplo os intercâmbios culturais com museus na China, Eike Schmidt, diretor e curador da Galeria Uffizi, explicou como os museus poderiam construir pontes de diálogo civilizacional. Acrescentou que as pessoas devem defender os princípios do intercâmbio cultural: igualdade, aprendizagem mútua, diálogo e inclusão entre civilizações, num mundo cada vez mais ameaçado pela polarização em todos os domínios.
Organizada pela âncora da CGTN, Tian Wei, uma sessão de diálogo de cúpula foi realizada durante o fórum para uma troca aprofundada de ideias sobre o papel das produções cinematográficas e televisivas como meios poderosos de comunicação e intercâmbio cultural.
Seis convidados elogiaram o Prêmio Panda Dourado, que visa proporcionar uma nova plataforma para promover a compreensão cultural e a troca de ideias que transcendem as diferenças culturais. Iluminados pelas curtas apresentações de música e poesia de dois convidados, eles também discutiram como integram arte, cultura e tecnologia na produção de filmes.
Inaugurado na terça-feira, o PrimeiroPrêmio Panda Dourado apresenta um total de 25 prêmios em quatro categorias: filme, drama de TV, animação e documentário. Organizado pela Federação Chinesa de Círculos Literários e Artísticos e pelo governo provincial de Sichuan, o evento atraiu muitos representantes de organizações globais de cinema e televisão, diretores, atores e especialistas culturais.
Na parte final do fórum, convidados da indústria televisiva e cinematográfica chinesa e estrangeira também foram convidados a participar da cerimônia de lançamento da Iniciativa Panda Dourado.
A iniciativa convoca jovens artistas da comunidade artística global a adotarem a missão de promover uma civilização harmoniosa e mutuamente benéfica nesta era, criarem colaborativamente monumentos artísticos que reflitam valores partilhados, atuarem como embaixadores amigáveis do intercâmbio cultural e do aprendizado mútuo e liberarem continuamente a energia jovem do patrimônio cultural e da inovação.
FONTE CGTN
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article