CGTN: estação espacial da China dá as boas-vindas à tripulação da Shenzhou-13 para uma estadia de seis meses
PEQUIM, 17 de outubro de 2021 /PRNewswire/ -- Os três astronautas chineses ou taikonautas levados ao espaço a bordo da nave Shenzhou-13, entraram no módulo central Tianhe da estação espacial da China no sábado, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA).
O trio – Zhai Zhigang (o comandante), Wang Yaping e Ye Guangfu – entraram na Tianhe horas após a nave acoplar com sucesso ao módulo central, tornando-se a segunda tripulação a ser estacionada no local.
Wang também se tornou a primeira taikonauta mulher a trabalhar na estação espacial e fazer uma caminhada no espaço.
Tarefas a serem realizadas durante a missão de Shenzhou-13
Durante a estadia em órbita de seis meses, a tripulação realizará uma série de tarefas conforme programado.
Duas a três atividades extraveiculares (EVAs), também conhecidas como caminhadas no espaço, estão planejadas para a missão, que será concluída por meio de colaboração, segundo Ye informou ao China Media Group (CMG) em uma entrevista antes do seu lançamento.
A divisão específica de trabalho será organizada e ajustada dependendo da situação real, acrescentou Ye.
São estabelecidas tarefas diferentes em cada EVA para a construção da estação espacial, disse Zhai à CMG.
"Realizaremos mais experimentos científicos no espaço do que a tripulação da Shenzhou-12, já que temos um tempo de voo mais prolongado", disse Zhai.
Desta vez, haverá uma tarefa especial em que a tripulação controlará remotamente uma nave espacial para acoplar com a estação espacial, acrescentou Zhai.
Também serão realizados testes de tecnologias importantes, verificação adicional das tecnologias de suporte à vida e avaliação abrangente de desempenho e compatibilidade de todos os sistemas.
Durante a missão da Shenzhou-10 em 2013, Wang, juntamente com seus então membros da tripulação, Nie Haisheng e Zhang Xiaoguang, concluíram a primeira tarefa de ensino espacial da China. Durante a missão de Shenzhou-13, novas lições podem ser esperadas.
"Além das tarefas, também estimamos ter mais educação científica em ciências espaciais, para aproximar o espaço do público em geral", disse Wang, que espera ajudar as pessoas a aprender mais sobre o espaço e a vida dos taikonautas no espaço.
A China lançou a nave tripulada Shenzhou-13 no início da manhã de sábado do centro de lançamento de satélites de Jiuquan no deserto de Gobi, noroeste da China, após uma cerimônia de despedida realizada no campo na sexta-feira à noite.
A missão da Shenzhou-13 é uma entre uma série de lançamentos para concluir a construção da nova estação espacial da China chamada Tiangong até o final de 2022. Anteriormente, a China lançou com sucesso o módulo central Tianhe, dois naves de carga Tianzhou e a nave tripulada Shenzhou-12 para construir a estação espacial.
Com a Estação Espacial Internacional programada para ser aposentada nos próximos anos, a estação espacial da China passará a ser a única na órbita da Terra. A Administração Espacial Nacional da China expressou seu desejo por cooperação internacional e astronautas não chineses estão sendo treinados para futuras missões de estações espaciais.
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=AVVcwLr30F0
FONTE CGTN
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article