CGTN: Como a China adiciona "verde" ao desenvolvimento, traz benefícios às pessoas por meio do progresso ecológico
PEQUIM, 13 de outubro de 2023 /PRNewswire/ -- Hoje, o chá verde orgânico de alta qualidade do Condado de Wuyuan, província de Jiangxi, leste da China, foi vendido para mais de 60 países e regiões, e as exportações de chá orgânico responderam por mais de 50% do mercado da União Europeia por 25 anos consecutivos.
Com a taxa de cobertura florestal atingindo 82,6%, Wuyuan tem um belo ambiente ecológico e é considerada uma "barra natural de oxigênio". Um ambiente ecológico tão bom permitiu que o chá do condado rompesse as barreiras para entrar no mercado verde da Europa e se tornasse global.
"Precisamos priorizar o progresso ecológico, buscar o desenvolvimento ecológico e promover a proteção ambiental ecológica e o desenvolvimento econômico e social de forma coordenada", disse o presidente chinês Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, em um simpósio que ele presidiu para promover o desenvolvimento do cinturão econômico do rio Yangtzé na quinta-feira, na cidade de Nanchang, província de Jiangxi, leste da China.
Priorização do progresso ecológico
"Águas límpidas e montanhas exuberantes são ativos inestimáveis". Esse conceito central na busca do progresso ecológico da China não apenas levou a uma melhoria dramática no ambiente do país, mas também gerou um novo impulso de crescimento para a segunda maior economia do mundo.
De acordo com a Administração Nacional de Silvicultura e Pastagens, a área florestal e o estoque florestal da China continuam a crescer, com a taxa de cobertura florestal nacional aumentando para 24,02% e a área preservada de florestas artificiais atingindo 1,314 bilhão de mu, ocupando o primeiro lugar no mundo.
Na última década, a intensidade energética do país foi reduzida em 26,4%. A China se tornou um dos países com a redução mais rápida na intensidade de energia do mundo.
Enquanto isso, a China contribuiu com cerca de 48% da capacidade total de novas energias renováveis do mundo em 2022, de acordo com um relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).
A China está empenhada em encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental para alcançar o desenvolvimento sustentável, disse Francesco La Camera, diretor geral da IRENA, ao Grupo de Mídia da China.
Durante a reunião da quinta-feira, Xi enfatizou os esforços para continuar fortalecendo a gestão abrangente do ambiente ecológico, melhorar o controle da poluição em áreas-chave, coordenar recursos hídricos, de meio ambiente e ecologia, além de promover de forma sólida a prevenção e o controle da poluição do ar e do solo para reduzir a quantidade total de emissões de poluentes desde o início.
Buscando o desenvolvimento verde
Transformando vantagens ecológicas e beleza natural em impulso ao desenvolvimento verde, a China vem desenvolvendo vigorosamente o turismo rural verde para adicionar mais "verde" ao seu progresso ecológico.
Apesar de sua localização remota, o Município de Zhongyuan, coberto por floresta em uma colina em Jiangxi, atraiu diversos visitantes de todo o país no verão.
Situado no interior da Montanha Jiuling, com uma taxa de cobertura florestal de quase 90%, Zhongyuan é mais fresco no verão, o que o torna um local ideal para desenvolver a "economia de verão".
Os dados mostram que há 721 estadias registradas nos resorts de verão de Zhongyuan, dando as boas-vindas a cerca de 30.000 turistas todos os verões. Mais de 640 famílias de Zhongyuan iniciaram negócios de entretenimento agrícola, oferecendo empregos a mais de 2.000 pessoas.
Além do turismo, a China está avançando em sua transformação de indústria verde. Por exemplo, a energia eléctrica limpa é gerada através da construção de painéis solares fotovoltaicos na superfície da água, onde a temperatura da água é mais baixa do que a de águas abertas, o que é propício à pesca, uma vez que o teor de oxigênio na água é mais elevado.
De acordo com o China Electricity Council, de 2006 a 2022, o setor de energia da China reduziu as emissões de dióxido de carbono em aproximadamente 24,73 bilhões de toneladas.
Ressaltando a importância da transformação e atualização verde industrial, Xi insistiu nos esforços para acelerar a expansão das indústrias verdes e de baixo carbono, desenvolver tecnologias e produtos verdes, e melhorar o potencial e a resistência do desenvolvimento.
https://news.cgtn.com/news/2023-10-12/How-China-adds-green-to-development-through-ecological-progress-1nQzwHv4XWo/index. html
FONTE CGTN
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article