CGTN: China prepara-se para o desenvolvimento verde, de alta qualidade e centrado nas pessoas
PEQUIM, 8 de março de 2021 /PRNewswire/ -- À medida que a China entra em um novo estágio de desenvolvimento, diferentes regiões e setores em todo o país estão se preparando para melhorar a qualidade do desenvolvimento na segunda maior economia do mundo.
Ao participar dos painéis de discussão durante as duas sessões em andamento na China, o Presidente Xi Jinping ressaltou várias palavras-chave cruciais para o desenvolvimento nos próximos anos: novo paradigma de desenvolvimento, transformação verde, filosofia centrada nas pessoas e desenvolvimento de alta qualidade.
Estas palavras são importantes conceitos que foram apresentados no mais recente projeto de desenvolvimento da China: o esboço preliminar do 14º Plano Quinquenal (FYP) (2021-2025) para o Desenvolvimento Econômico e Social e Objetivos de Longo Prazo até 2035, que está em análise na quarta sessão do 13º Congresso Nacional do Povo (NPC), a principal legislatura da China.
Novo paradigma de desenvolvimento
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, convocou a Região Autônoma da Mongólia, no norte da China, para servir e integrar-se ao novo paradigma de desenvolvimento do país na sexta-feira.
Ao participar de discussões com outros legisladores da região, ele solicitou esforços para transformar a Mongólia Interior em uma base nacional para a energia e os recursos estratégicos essenciais, uma base de produção para agricultura e pecuária e uma entrada para a abertura ao Norte.
Xi disse que a Mongólia Interior deve encontrar seu papel no estabelecimento do novo paradigma de desenvolvimento de "dupla circulação" do país, no qual os mercados interno e externo se reforçam, tendo o mercado interno como base principal.
Transformação verde
A Mongólia Interior deve se esforçar para intensificar a transformação verde de setores e áreas essenciais, fomentar uma produção mais limpa e acelerar o desenvolvimento verde e de baixo carbono, disse o presidente Xi, solicitando esforços para promover o desenvolvimento inteligente e verde de setores relacionados em direção ao extremo superior.
O desenvolvimento verde também foi um tema central durante a discussão de Xi com os legisladores da província de Qinghai, noroeste da China, no domingo. Ele disse que Qinghai deveria priorizar a proteção ecológica, promover o desenvolvimento de alta qualidade e oferecer alta qualidade de vida para o povo, conclamando a província a alcançar novas conquistas na proteção da ecologia no planalto Qinghai-Tibet e no avanço do desenvolvimento sustentável.
Xi incentivou Qinghai a intensificar os esforços para construir uma base industrial de produção de sal de lagos de classe mundial e promover um sistema econômico com desenvolvimento verde, circular e de baixo carbono.
Qinghai tem grandes responsabilidades com a segurança ecológica da China e com o desenvolvimento sustentável da nação, disse ele, solicitando à província proteger a "fonte de três rios", Sanjiangyuan, que inclui os rios Yangtze, Amarelo e Lancang.
A China comprometeu-se a atingir o pico de emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e a neutralidade de carbono antes de 2060.
Filosofia centrada nas pessoas
Uma filosofia de desenvolvimento centrada nas pessoas foi enfatizada nas propostas do Comitê Central do PCC para formular o 14º FYP e metas de longo prazo. O país promoverá a prosperidade comum para todos e garantirá que seu desenvolvimento seja para o povo e pelo povo, e que seus frutos sejam compartilhados pelo povo.
O Presidente Xi reiterou o conceito durante o painel de discussão com os deputados de Qinghai, dizendo que as regiões em toda a China deveriam aderir a uma filosofia de desenvolvimento centrada nas pessoas e buscar um desenvolvimento inovador, coordenado, verde, aberto e compartilhado.
Ele insistiu para que o governo provincial de Qinghai aumente o nível de emprego e melhore os serviços públicos como educação, previdência social, saúde, enfermagem e habitação.
Ele também conclamou a Mongólia Interior e Qinghai a consolidar as conquistas na luta contra a pobreza e a avançar a estratégia de vitalização rural.
No sábado, durante uma reunião conjunta entre assessores políticos nacionais dos setores de educação, medicina e saúde, Xi enfatizou a "prioridade estratégica" de proteger a saúde das pessoas e desenvolver um sistema de serviço de educação pública, de alta qualidade e equilibrado.
A reunião foi realizada durante a quarta sessão do 13º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, o principal órgão consultivo político do país.
Xi elogiou os profissionais de saúde por "erguer uma parede de ferro" contra a COVID-19 em um momento crítico e conclamou à reforma e melhoria do sistema de prevenção e controle de doenças.
Desenvolvimento de alta qualidade
No sábado, o presidente Xi mencionou várias vezes a palavra "alta qualidade" durante sua discussão com os assessores políticos nacionais.
A rede de proteção à saúde pública da China deve ser fortalecida e devem ser feitos esforços para promover o desenvolvimento de alta qualidade de hospitais públicos, disse ele, exigindo cuidados de saúde abrangentes para as pessoas em todas as etapas da vida.
Na educação, ele disse que o país deve se esforçar para desenvolver um sistema de serviço de educação pública de alta qualidade e equilibrado. Ele também pediu esforços para formar mais talentos que possam contribuir para o desenvolvimento de alta qualidade e autossuficiência de alto nível da China.
No domingo, Xi resumiu a importância do desenvolvimento de alta qualidade, descrevendo-o como o tema do desenvolvimento econômico e social da China no 14º período da FYP e além.
Diferentes regiões devem encontrar caminhos de desenvolvimento de alta qualidade adequados às suas condições e tomar ações concretas para melhorar as condições de vida das pessoas, acrescentou Xi.
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=3Pph7o7KJY0
FONTE CGTN
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article