CGTN: A integração Econômica Regional promove a prosperidade comum China-ASEAN
PEQUIM, 8 de setembro de 2023 /PRNewswire/ -- Com o tema "Assuntos ASEAN: Epicentro do Crescimento", a 43a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) terminou na sexta-feira em Jacarta, Indonésia, com uma série de resultados positivos.
O aprofundamento da cooperação ASEAN-China beneficiaria as pessoas de ambos os lados, disse o secretário-geral da ASEAN, Kao Kim Hourn, na quinta-feira.
Integração econômica regional
Discursando na 26a Cúpula China-ASEAN na quarta-feira, o Ministro Chinês Li Qiang incentivou a China e os países da ASEAN a melhorarem a conectividade, aprofundarem a cooperação em cadeias industriais e de suprimentos, esforçarem-se para concluir em 2024 as negociações sobre o Acordo de Comércio Livre China-ASEAN (ACFTA) 3.0 e avançar continuamente na integração econômica regional.
Durante a 26a Cúpula da ASEAN Mais Três, Li observou que, neste ano, em junho a Parceria Econômica Compreensiva Regional (RCEP) entrou em vigor, o que trouxe novas oportunidades para a integração econômica regional.
"Precisamos revelar ainda mais o potencial do acordo, impulsionar o livre fluxo de fatores e expandir e atualizar nosso comércio e investimento. Precisamos avançar nossa parceria econômica abrangente, mutuamente benéfica e de alta qualidade, e avançar em direção a um mercado regional integrado que seja mais aberto e vibrante", disse ele.
A China propôs acelerar as negociações de atualização da Área de Livre Comércio ASEAN-China 3.0 e esforça-se para concluir as negociações em 2024, de acordo com uma lista das iniciativas de cooperação da China para as conferências relacionadas à ASEAN.
O FTA China-ASEAN Versão 3.0 trará benefícios tangíveis aos residentes locais, disse Shi Zhongjun, secretário-geral do Centro ASEAN-China, acrescentando que as políticas unilateralistas e protecionistas perseguidas por alguns países de fora da região tiveram certo impacto na cooperação na região Ásia-Pacífico, incluindo isso entre a China e a ASEAN.
Cooperação do Cinturão e Rota
Durante a 26a Cúpula China-ASEAN, uma declaração conjunta foi emitida sobre a cooperação mutuamente benéfica entre a Iniciativa Cinturão e Rota (BRI) e a Visão ASEAN sobre o Indopacífico.
A China dá as boas-vindas à participação ativa dos países da ASEAN, no terceiro Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional, disse Li na quarta-feira.
Sob a estrutura de cooperação da BRI, a China e a ASEAN melhoraram a cooperação em infraestrutura e cooperação regional.
A ferrovia China-Laos havia feito um total de 20,09 milhões de viagens de passageiros até a 16 de abril, com a seção da ferrovia dentro da China lidando com 17,09 milhões de viagens de passageiros e aquela fora da China lidando com três milhões de viagens de passageiros, desde que entrou em operação em dezembro de 2021, de acordo com dados da China Railway.
A Zona Econômica Especial de Sihanoukville, um projeto carro-chefe da BRI no Camboja, tornou-se a maior zona industrial do país do Sudeste Asiático, abrigando até 175 fábricas até o momento.
Resultados frutíferos da cooperação
Durante a Cúpula China-ASEAN, uma série de documentos de resultados foram adotados, incluindo uma declaração conjunta sobre o aprofundamento da cooperação agrícola entre a China e a ASEAN, um plano de ação para o desenvolvimento agrícola verde da China-ASEAN (2023-2027), uma iniciativa para aprimorar a cooperação bilateral de comércio eletrônico e uma iniciativa para implementar em conjunto um programa de melhoria da inovação científica e tecnológica da China-ASEAN.
Os dados do Ministério do Comércio da China mostraram que o volume comercial entre a China e a ASEAN atingiu $975,3 bilhões em 2022, um aumento de 11,2% em relação ao ano anterior e um aumento de 120% em relação ao nível de 2013.
Até o final de julho, o investimento acumulado de duas vias ultrapassou $380 bilhões, e a China estabeleceu mais de 6.500 empresas com investimento direto na ASEAN.
Na última década, a ASEAN também tornou-se a principal parceira comercial da China no setor de tecnologia em 2020, superando a União Europeia e os EUA
"Olhando para o futuro, acho que o comércio bilateral ASEAN-China aumentará em três vezes nos próximos 20 anos, e o investimento aumentará de acordo", disse Djauhari Oratmangun, embaixador indonésio na China.
FONTE CGTN
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article