Cellestis responde à orientação da Organização Mundial da Saúde sobre o uso de exames de sangue para a tuberculose ativa
- Exames de sangue ainda necessários para doença latente; Orientação da OMS não é aplicável ao QuantiFERON-TB Gold (QFT), usado para testes da TB latente
MELBOURNE, Austrália, 25 de julho de 2011 /PRNewswire/ -- Uma nova recomendação de política lançada em 20 de Julho pela Organização Mundial de Saúde (OMS) adverte contra o uso de exames sorológicos (de sangue) para diagnosticar a tuberculose ativa (TB). Os exames sorológicos medem anticorpos da TB no soro e são diferentes do QuantiFERON, que mede as respostas das células brancas do sangue para proteínas específicas da TB.
A tuberculose ativa ocorre quando o organismo da TB supera as defesas imunológicas do corpo e prolifera para causar sintomas clínicos. Segundo a OMS, a TB leva uma vida a cada 17 segundos no mundo.(1) Pessoas com a doença ativa, muitas vezes espalham a bactéria viva da TB e infectam outras pessoas. Uma pessoa que está infectada com a bactéria que causa a TB, mas que não apresenta sintomas e não está com a doença, diz-se ter a infecção da TB latente (ITBL).(2) Pessoas com ITBL têm o risco de desenvolver a TB ativa, especialmente se seu sistema imunológico tornar-se deprimido.(2)
O QFT é destina-se como uma ajuda para o diagnóstico da infecção da TB, ativa e latente, e não discrimina entre as duas condições. A Cellestis Limited, fabricante do QuantiFERON®-TB Gold (QFT), tomou ciência de que alguns relatos da mídia têm causado confusão em torno do anúncio da OMS. O comunicado à imprensa da OMS claramente se refere a exames de sangue sorológicos (baseados em anticorpos) para a TB, e os seus comentários não se aplicam aos ensaios de liberação de interferon-gama (ELIGs) para o diagnóstico da TB latente. Isto foi confirmado por correspondência direta da OMS para a Cellestis.
"O QuantiFERON-TB foi desenvolvido em resposta à fraca qualidade dos exames anteriores, como os referidos pela OMS. Nós absolutamente concordamos com os comentários da OMS sobre os exames sorológicos para a TB ativa," disse o Dr. Jim Rothel, diretor científico chefe da Cellestis. "É imperativo reconhecer que a TB ainda é uma das doenças mais mortais do mundo. Estamos confiantes de que o QFT tem a capacidade de ajudar a reduzir o fardo da saúde futura da TB e, potencialmente, ajudar a diminuir os custos de saúde relacionados à TB e reduzir o risco de epidemias."
O QFT é bem-visto pela saúde pública e comunidades de doenças infecciosas, e as evidências de sua eficácia clínica e utilidade no tratamento da tuberculose têm sido apoiadas ao longo dos anos em mais de 600 estudos revisados e publicados em prestigiosas revistas médicas em todo o mundo. (3, 4, 5, 6)
Sobre o QuantiFERON®-TB Gold (QFT)
O QuantiFERON ®-TB Gold (QFT) é um exame de sangue total que identifica com precisão as pessoas infectadas com o Mycobacterium tuberculosis, o agente causador da tuberculose (TB). Como uma alternativa moderna para o Teste Cutâneo Tuberculínico (TST) de 110 anos de idade, também conhecido como Mantoux, o QFT oferece inigualável especificidade, alta sensibilidade e simplicidade. O QFT permite uma terapia focada na TB, fornecendo aos médicos uma ferramenta precisa, confiável e conveniente de diagnóstico da TB. O QFT não é afetado pela vacinação anterior BCG e a maioria das outras micobactérias ambientais. Ao contrário do TST, que exige apenas uma visita do paciente, é um exame de laboratório controlado e fornece um resultado objetivo e reproduzível que não é afetado pela interpretação subjetiva.
O QFT está disponível para uso em todas as situações clínicas em que o TST é comumente usado. Exemplos incluem o rastreamento do contato, exames regulares de empregados, por exemplo, para os profissionais de saúde, bem como programas de triagem para reclusos e imigrantes. A aplicação do QFT na triagem de pacientes imunossuprimidos antes do início da terapia anti-TNF-alfa e em pacientes com HIV, câncer ou transplante de órgãos oferece vantagens distintas em relação ao TST.
O QFT é vendido diretamente nos EUA pela Cellestis Inc. e através do Quest Diagnostics, Inc., LabCorp e outros laboratórios comerciais. Na Europa o QFT é fornecido pela Cellestis GmbH (Alemanha); e na Austrália/Nova Zelândia pela Cellestis International Pty. Ltd. (Austrália). O QFT também está disponível através da Cellestis Commercial Partners no Japão, Europa, Oriente Médio, África, América do Sul e Ásia.
Sobre a Cellestis Limited
A Cellestis Limited, uma companhia de biotecnologia australiana listada e fundada em 2000 em Melbourne, Austrália, desenvolve e fabrica o exame QuantiFERON TB-Gold (QFT), um exame de sangue avançado para a detecção e controle da tuberculose. A tecnologia do QuantiFERON é um método patenteado para a detecção de respostas da imunidade mediada por célula (IMC) de linfócitos T-cell, usando amostras de sangue total. Em comparação com os métodos existentes de medição IMC, esta tecnologia única oferece precisão e sensibilidade, juntamente com grande economia de tempo do operador, trabalho e reagentes. Usando sua tecnologia patenteada QuantiFERON, a Cellestis desenvolve exames de diagnóstico que medem a função imune de doenças com necessidades médicas não satisfeitas.
A Cellestis orgulha-se de estar explorando oportunidades para melhorar o esforço global para eliminar a TB. A Cellestis é uma parceira na indústria da FIND (Fundação para Novos Diagnósticos Inovadores) e da Stop-TB Partnership.
Para obter mais informações, visite www.cellestis.com e www.TackleTB.com.
REFERÊNCIAS
(1) Organização Mundial de Saúde. Tuberculose. Organização Mundial de Saúde, 2011. Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs104/en/.
(2) Centros para Controle e Prevenção de Doenças. A diferença entre a infecção latente da TB e TB ativa. Centros para Controle e Prevenção de Doenças, 2011. Disponível em: http://www.cdc.gov/tb/publications/factsheets/general/LTBIandActiveTB.htm.
(3) Diel R, Loddenkemper R, Niemann S, Meywald-Walter K, Nienhaus A. "Valor preditivo negativo e positivo de um IGRA de sangue total para o desenvolvimento de TB ativa - uma atualização." AM J Respir Crit Care Med (2008).
(4) Diel et al. "Comparação baseada em evidências de ensaios de liberação de interferon-gamma comerciais para a TB ativa de agente: uma metanálise." (2010) 137: 952 – 968.
(5) Anderson P, Munk ME, Pollock JM, Doherty TM. "Diagnóstico específico baseado em imunidade de TB." Lancet (2000) 356: 1099 - 1104.
(6) Higuchi K, Harada N, Mori T, Sekiya Y. "Uso de QuantiFERON®-TB Gold para investigar contatos de tuberculose numa escola de ensino médio." Respirology (2007) 12: 88 - 92.
FONTE Cellestis Limited
FONTE Cellestis Limited
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article