Cedigaz prevê nova dinâmica no mercado mundial de gás
RUEIL MALMAISON, França, 12 de janeiro de 2012 /PRNewswire/ -- O último levantamento anual do mercado mundial de gás -- o Natural Gas in the World (Gás Natural no Mundo) de 2011 -- publicado em dezembro pela associação internacional CEDIGAZ, traz uma descrição detalhada da recente evolução dos mercados de gás no mundo. O estudo se foca na nova dinâmica do mercado mundial de gás e nos padrões dos mercados regionais emergentes de gás.
O levantamento da CEDIGAZ, que prevê um crescimento de 3% na produção mundial de gás em 2011, confirma a tendência ascendente geral, a longo prazo, na expansão do setor de gás em todo o mundo. Mas essa situação geral mascara desenvolvimentos regionais altamente contrastantes. O abastecimento mundial de gás se adapta ao dinamismo de alguns mercados (Ásia, em particular) e das condições econômicas e climáticas de outros, como o da Europa, onde o consumo caiu em 9% em 2011, segundo as estimativas.
A curto prazo, é previsto um crescimento rápido da demanda por gás e esperada uma expansão mais estável no comércio internacional. Além disso, tanto fatores antigos, como novos, favorecem o crescimento da produção. A contínua expansão e concentração de reservas condicionais na CIS (Federação dos Estados Independentes) e no Oriente Médio possibilitou a essas duas regiões reforçar seus desempenhos no abastecimento mundial de gás. O desenvolvimento de gás não convencional tem se acelerado, enquanto, inversamente, a produção de gás convencional tem passado por um declínio maior em muitas bacias maduras do mundo.
Os mercados mundiais de gás são progressivamente impulsionados pela China e pelo Oriente Médio. De acordo com a CEDIGAZ, a China vai dobrar seu nível atual de consumo até 2015.
Estimulado por novas oportunidades tecnológicas e comerciais, o setor de gás natural liquefeito (GNL) entrou em uma nova fase de crescimento nos últimos anos. Há uma projeção de que 26 novos projetos de liquefação vão aumentar a capacidade mundial em 60% até 2020. O comércio mundial de GNL está pronto para uma rápida expansão a longo prazo e, segundo as estimativas, subiu cerca de 10% em 2011, parcialmente por causa das faltas de eletricidade no Japão, depois do acidente em Fukushima. Em consequência, o excesso de GNL se dissipou.
Finalmente, o crescimento do mercado asiático e do grande avanço do gás não convencional na América do Norte apontam para a manutenção de grandes diferenciais de preço, regionalmente, encorajando projetos de exportação de GNL nos EUA e no Canadá, os quais, de acordo com a CEDIGAZ, vão responder por uma quota limitada de 4% do comércio mundial de gás até 2020.
A CEDIGAZ é uma associação dedicada à informação, na área de gás natural, criada em 1961 por companhias de gás e pelo Institut Français du Pétrole (IFPEN). Sua sede fica próxima a Paris.
Website: http://www.cedigaz.org
FONTE CEDIGAZ
FONTE CEDIGAZ
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article