Brasil está se tornando "o BRIC adulto", diz relatório da Thomson Reuters
Análise de patente e marca comercial observa crescimento sólido em inovação e registro de marcas comerciais
WASHINGTON, 6 de março de 2012 /PRNewswire/ -- A classe média brasileira em rápida expansão e a complexa estrutura de propriedade intelectual do país está criando inúmeras novas oportunidades e desafios para as firmas ocidentais, segundo um relatório publicado hoje pela Thomson Reuters. O relatório, "The Grown-Up BRIC: Innovation & Brand Expansion in Brazil," acompanhou, durante os últimos dez anos, atividades relacionadas a patente e marca comercial, bem como produção de literatura científica, a fim de medir os níveis atuais de inovação e expansão de marcas.
Estas são algumas das principais descobertas da nova pesquisa:
- Aumento de patentes à prova de recessão: De 2001 a 2010, o número total de invenções exclusivas emitidas em solicitações de patente publicadas e patentes conferidas no Brasil apresentou um aumento de 64%.
- Aumento recorde de marcas comerciais brasileiras: Entre 1990 e 2010, as solicitações de marca comercial viram um aumento de quase 200%, com o aumento mais significativo ocorrendo na classe 35: gestão de publicidade/negócios; na classe 25: vestuário/sapatos; na classe 43: hotéis/restaurantes; e na classe 44: indústria médica/cosmética.
- Computadores, produtos industriais, automóveis e farmacêuticos prosperam no Brasil: De 2001 a 2010, as principais áreas de tecnologia em termos de volume de solicitações de patente publicadas e patentes conferidas com uma prioridade brasileira foram computadores, tecnologia automobilística, eletrodomésticos e farmacêuticos.
- Crescimento estável na produção de literatura científica: O Brasil se tornou o 13o maior produtor de pesquisa científica do mundo e, desde 2000, é lider na produção de novas pesquisas na América Latina.
- Cultura de colaboração entre universidades e indústrias: 27% de todas as patentes do Brasil são de propriedade de universidades, um resultado direto das medidas tomadas pelo governo brasileiro para aumentar a colaboração entre universidades e indústrias.
"Poucas economias do mercado emergente apresentam a combinação exclusiva do Brasil de crescimento sólido e um sistema bem estabelecido de propriedade intelectual", disse David Brown, presidente da divisão de Soluções de Propriedade Intelectual da Thomson Reuters. "Nossa análise mostra que o Brasil é um país rico em oportunidades de mercado para a comunidade internacional. Seu estável sistema de propriedade intelectual e respeito pela proteção de marca tornam o país uma opção viável para companhias que buscam uma expansão global."
Para ver o relatório completo, "The Grown-Up BRIC: Innovation & Brand Expansion in Brazil" (O BRIC adulto: inovação e expansão de marcas no Brasil), acesse click here (http://ip-science.thomsonreuters.com/brazilreport).
Sobre a Thomson Reuters
A Thomson Reuters é a principal fonte mundial de informação de inteligência para negócios e profissionais. Combinamos um conhecimento técnico da indústria com uma tecnologia inovadora a fim de oferecer informações de importância fundamental aos principais tomadores de decisões dos mercados financeiros, legais, tributários, contábeis, de assistência à saúde, ciência e mídia, contando com o suporte da organização de notícias mais confiável do mundo. Com sede em Nova York e grandes operações em Londres e em Eagan, Minnesota, a Thomson Reuters conta com 55.000 funcionários e opera em mais de 100 países. As ações da Thomson Reuters são negociadas nas bolsas de valores de Toronto e Nova York. Para obter mais informações acesse www.thomsonreuters.com.
FONTE Thomson Reuters
FONTE Thomson Reuters
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article