A Isolux Corsán investiga a reutilização das águas residuais para consumo humano
-- A tecnologia em desenvolvimento reduzirá o consumo energético e a emissão de gases com efeito de estufados tratamentos convencionais.
-- Será aplicado nos territórios com falta de recursos hídricos.
-- O projeto ADECAR (Aplicação da Desionização Capacitiva às Águas Residuais) conta com um orçamento de 1,3 M EUR financiado, em parte, pelo Ministério da Ciência e da Inovação.
MADRID, 17 de novembro de 2011 /PRNewswire/ -- A Isolux Corsán investiga, através do projeto ADECAR, o desenvolvimento de uma nova tecnologia para a purificação, de maneira sustentável, das águas residuais para a sua reutilização, até atingira qualidade da água apta para o consumo humano.
O objetivo do projeto ADECAR (Aplicação da Desionização Capacitiva às Águas Residuais) que a Isolux Corsán desenvolve em colaboração com o Instituto IMDEA Energia (especialista na tecnologia do projeto), é desenvolver o processo de desionização capacitiva para o aplicar à regeneração de águas residuais urbanas e industriais, de maneira que elimine eficientemente os sólidos diluídos na água (iões de nitrogénio e fósforo, sulfatos, boro, lítio e arsénico).
Com esta investigação a Isolux Corsán coloca-se à frente da legislação em matéria da água, eficiência energética e valorização de resíduos, liderando um projeto de I+D+i, cujo objetivo é desenvolver uma tecnologia de vanguarda aplicável a todos os territórios em que o recurso hídrico seja escasso.
Esta tecnologia de purificação das águas é uma alternativa tecnológica sustentável, relativamente aos tratamentos de purificação habituais (osmose inversa), pelo facto detratar-se de um processo que consome menos energia, emite menos gases com efeito de estufa e apresenta uma maior compacidade, o que reduz as necessidades de espaço, um aspecto que tem uma grande importância nas zonas do litoral, devido ao valor do chão.
O projeto ADECAR tem um orçamento de 1,3 M EUR e uma duração de 3 anos, sendo financiado, em mais de 70% pelo Ministério da Ciência e da Inovação espanhol através do Subprograma INNPACTO, para a convocatória de 2011.
A Isolux Corsán, devido à sua experiência na área da aplicação da tecnologia no tratamento das águas residuais, é líder deste projeto em que participam entidades como o Instituto IMDEA Energia, Nanoquimia, Proingesa e a Universidade de Córdoba, contando com o apoio de diversas Plataformas Tecnológicas e Administrações Autonómicas com competências na gestão da água.
Sobre a Isolux Corsán
A Isolux Corsán é uma empresa global de referencia nas áreas da construção, energia, concessões e manutenção de grandes infraestruturas. Desenvolve a sua atividade em 30 países de quatro continentes. A Isolux Corsán gere através da sua filial Isolux Infrastructure a concessão de mais de 5.200 quilómetros de linhas de transmissão na Índia, Brasil e USA, e mais de 1.600 quilómetros de rodovias no Brasil, Índia, México e Espanha, bem como 250 GW/h de energia limpa através das suas 43 centrais fotovoltaicas com uma capacidade instalada de 175 MW em Espanha, Itália e Índia, mais 55 MW adicionais em construção na Índia e no Peru. Todavia, o Grupo conta com mais de 21.000 lugares de estacionamento. No sector energético, a Isolux Corsán é um dos maiores construtores de projetos EPC a nível mundial, no sector fotovoltaico com mais de 290 MW a funcionar em 2010. Conta com uma posição de relevo entre as grandes construtoras de unidades de geração EPC, com 1.500 MW em construção. Destaca também no desenvolvimento de processos industriais, executando projetos "chave na mão" no sector do Oil & Gás e de unidades de biocombustíveis. A empresa registou em 2010 receitas superiores a 3.240 milhões de euros, um resultado bruto de exploração de 311 milhões de euros e uma carteira de negocio acumulada de 30.180 milhões de euros www.isoluxcorsan.com .
FONTE Isolux Corsan
FONTE Isolux Corsan
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article