A GSMA e o Facebook anunciaram uma iniciativa conjunta para conectar os que não estão conectados
A GSMA e o Facebook concentrarão esforços na redução do custo total de aquisição de telefone celular
BARCELONA, Espanha, 25 de fevereiro de 2014 /PRNewswire/ -- A GSMA e o Facebook, por meio da parceria Internet.org, anunciou hoje a iniciativa conjunta criada para conectar bilhões de homens e mulheres globalmente que ainda não têm acesso aos serviços de comunicação baseados na internet. A iniciativa se concentrará na redução do custo total de aquisição (total cost of ownership, TCO) de telefone celular, dado o fato de que o celular será a tecnologia que habilitará a grande maioria das pessoas nos mercados em desenvolvimento.
"Enquanto há cerca de 7 bilhões de conexões móveis no mundo, há somente 3,4 bilhões de pessoas que atualmente têm telefones celulares", afirmou Tom Phillips, Diretor de regulamentação da GSMA. "A telefonia móvel oferecerá a muitas pessoas, no mundo todo, particularmente nos mercados em desenvolvimento, o único acesso delas à internet e aos serviços de informações e comunicação que ela permite. Conectar o outro bilhão de pessoas é a meta principal da GSMA, e estamos felizes de trabalhar com o Facebook e a Internet.org para atingi-la".
"Lançamos a parceria com a Internet.org no ano passado, como contribuição para responder ao desafio de garantir que todos tenham acesso à internet", afirmou Elliot Schrage, Vice-presidente de comunicações e políticas públicas do Facebook. "As operadoras móveis são fundamentais para se atingir este desafio, e estamos contentes de trabalhar com a GSMA e garantir que a internet móvel possa ser oferecida de forma sustentável e acessível".
As atividades realizadas pela GSMA e pelo Facebook envolverão o trabalho com os governos dos mercados em desenvolvimento, para resolver as principais questões que têm impacto sobre a disponibilidade e a acessibilidade financeira. A parceria se concentrará na criação de um ambiente sustentável para incentivar o uso e os investimentos em infraestrutura móvel, bem como eliminar ou reduzir os impostos existentes sobre telefonia móvel ou evitar impor novos regimes tributários. A GSMA e o Facebook recentemente emitiram relatórios tratando dessas questões.
O estudo da GSMA "Impostos e tarifas sobre telefonia móvel: um caixa de ferramentas de princípios e evidências" examinou a carga tributária atual sobre telefonia móvel em 19 países pertencentes a mercados em desenvolvimento, revelando o impacto negativo significativo da tributação específica desse setor em tais mercados. As descobertas da pesquisa demonstram que os impostos sobre telefonia móvel restringem o crescimento do setor, assim como a participação do consumidor desses serviços. O Facebook apoia a recomendação da GSMA de que os governos devem agir em breve para reduzir os níveis excessivos dos impostos e tarifas específicos do setor.
O relatório do Facebook "Valor da conectividade" observa o impacto de estender o acesso à internet aos bilhões de indivíduos que hoje estão desconectados. As descobertas sugerem que, se os países em desenvolvimento puderem preencher a lacuna da penetração da internet para atingir os níveis dos quais as economias desenvolvidas desfrutam hoje, eles terão grandes aumentos no crescimento do PIB e da produtividade, além de melhorias nas condições de saúde e oportunidades educacionais, oferecendo um claro potencial de redução da pobreza e promoção do desenvolvimento econômico e social de longo prazo.
Juntos, a GSMA e o Facebook também abordarão várias outras questões que melhorarão a acessibilidade financeira e ajudarão a conectar a população mundial à internet, como: maximizar a disponibilidade de espectro harmonizado para estimular a adoção da banda larga móvel, avaliar a criação de pontos de intercâmbio de internet (Internet Exchange Points, IXPs), estimular o desenvolvimento de conteúdo de internet local e examinar a eficácia dos fundos de serviços universais.
O relatório da GSMA "Impostos e tarifas sobre telefonia móvel: um caixa de ferramentas de princípios e evidências" está disponível no site www.gsma.com/publicpolicy/tax/research-and-resources.
O relatório do Facebook "Valor da conectividade" está disponível no site http://internet.org/press/value-of-connectivity.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel em todo o mundo. Presente em mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de telefonia móvel do mundo, com 250 empresas do ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de aparelhos portáteis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, bem como organizações dos setores de serviços financeiros, saúde, mídia, transportes e serviços públicos. A GSMA também realiza os principais eventos da indústria, como o Congresso mundial de telefonia móvel e a Mobile Asia Expo.
Para obter mais informações, visite o website corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.
Sobre o Facebook
A missão do Facebook é oferecer às pessoas o poder de compartilhar e tornar o mundo mais aberto e conectado. As pessoas usam o Facebook para manterem contato com amigos e familiares, para descobrir o que está acontecendo no mundo e para compartilhar e expressar o que é importante para elas.
Sobre a Internet.org
A Internet.org é uma parceria global entre líderes de tecnologia, organizações sem fins lucrativos, comunidades locais e especialistas, que estão trabalhando juntos para levar a internet aos dois terços da população mundial que ainda não têm acesso a ela.
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article