A eficiência hídrica deve ser a base da luta para erradicar a pobreza e a fome
ESTOCOLMO, 5 de setembro de 2014 /PRNewswire/ -- A World Water Week (Semana Mundial da Água) de 2014, com foco na energia e na água, terminou hoje. Os participantes enfatizaram de maneira conjunta a importância de uma meta para a água, bem como a profunda interação da energia e da água na Agenda de Desenvolvimento pós-2015. A semana também concluiu que a eficiência hídrica é uma das principais ferramentas para combater a pobreza e a fome.
Alguns obstáculos ofuscam os outros na luta contra a pobreza. Um deles é a mentalidade silo. Os setores devem quebrar as barreiras entre eles e usar as sinergias para alcançar seu potencial total. Essa mensagem foi enfatizada pela Stockholm Statement on Water (Declaração de Estocolmo sobre a Água), divulgada durante a semana pelo Stockholm International Water Institute (Instituto Internacional da Água de Estocolmo, SIWI), o organizador da conferência. Outro obstáculo é a grande ineficiência no uso da água.
"Para enfrentar o desafio da crescente demanda por água, devemos utilizá-la de maneira muito mais inteligente. Em cinco anos, quero que todos tenham consciência da eficiência hídrica, como têm da eficiência energética hoje em dia", afirmou o Sr. Torgny Holmgren, diretor executivo do SIWI, na sessão de encerramento.
A World Water Week começou com a chamada de um dos principais cientistas e especialistas em água, meio ambiente e adaptabilidade, que afirmou que, sem a melhoria da gestão da água da chuva, os objetivos de desenvolvimento futuro discutidos atualmente são irreais.
Durante a semana, que quebrou os recordes de público com mais de 3.000 participantes de mais de 140 países, a eficiência hídrica foi destaque em várias sessões. O Sr. Neil Macleod, do departamento de água e saneamento da municipalidade de eThekwini, falou sobre a necessidade de inventar um vaso sanitário que não precise de água. "A descarga pertence aos livros de história", afirmou o Sr. Macleod, ao declarar que um vaso sanitário sem descarga diminuiria em 30 por cento o uso da água nos lares.
A necessidade de uma abordagem holística às questões de energia e água foi reiterada pela Srta. van der Hoeven, da IEA, que afirmou: "O vínculo entre a água e a energia está na nossa agenda, bem como o desenvolvimento. Sabemos que 1,2 bilhão de pessoas no mundo todo sofrem com a falta de eletricidade, principalmente na África subsaariana. Por isso, aplaudimos o tema da World Water Week do próximo ano: água e desenvolvimento".
A Srta. Amina Mohammed, conselheira especial do secretário geral da ONU para o Plano de Desenvolvimento pós-2015, concluiu: "O próximo ano é um ano importante. Precisamos de uma liderança corajosa. Espero que possamos utilizar a energia desta semana como base para o trabalho que temos adiante".
Informações para a imprensa: http://www.worldwaterweek.org/pressroom
FONTE Stockholm International Water Institute
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article